Irmãos, é preciso integrar-se! A representação da sociedade interiorana em tempos de “Milagre Econômico” na telenovela Irmãos Coragem (1970-1971)

Autores

  • Mauricio Tintori Piqueira

Palavras-chave:

Modernização, Ditadura Militar, Migração, Televisão

Resumo

O presente artigo, que têm como base a minha dissertação de mestrado, cuja pesquisa está em andamento, é uma pequena análise da telenovela Irmãos Coragem, exibida pela Rede Globo de Televisão entre os anos de 1970 e 1971, onde os dramas ficcionais vividos em uma comunidade de garimpeiros do interior de Goiás retratam, em linguagem melodramática, os dilemas vividos pela sociedade brasileira na época, marcada pelos desejos de diversos agentes sociais (governo, sociedade) em modernizar o país dentro dos parâmetros traçados pelo capital monopolista internacional e, ao mesmo tempo, pelo autoritarismo da Ditadura Militar. Dessa forma, a trama traz elementos utópicos de justiça social e liberdade que estimularam a identificação de muitos telespectadores que viviam as diversas opressões cotidianas de uma sociedade marcada pelas desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Mauricio Tintori Piqueira

Mauricio Tintori Piqueira é mestrando em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC).

Downloads

Como Citar

Piqueira, M. T. (2012). Irmãos, é preciso integrar-se! A representação da sociedade interiorana em tempos de “Milagre Econômico” na telenovela Irmãos Coragem (1970-1971). Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (3-4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/9559