Linguística Sistêmico-Funcional como uma teoria para análise de dados em Linguística Aplicada: escrita refl exiva do aluno-mestre
Resumo
Investigamos algumas representações sobre professores da escola básicana escrita refl exiva profi ssional elaborada por professores em formaçãoinicial, no estágio supervisionado obrigatório da licenciatura. Aoidentifi carmos as representações mencionadas, também caracterizamosa referida escrita e evidenciamos a relevância desse registro acadêmicopara a formação crítica do professor. Tais objetivos foram alcançados apartir da articulação entre pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, em especial o conceito de contexto de cultura, e da abordagemtransdisciplinar da Linguística Aplicada. Os resultados revelaram umesforço de invisibilização dos professores no registro investigado, os quaisparecem não serem representados como interlocutores dos professoresem formação inicial.
Palavras-chave
contexto; cultura; formação do professor; letramento
Texto completo:
PDFMétricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X