Linguística Sistêmico-Funcional como uma teoria para análise de dados em Linguística Aplicada: escrita refl exiva do aluno-mestre

Wagner Rodrigues Silva

Resumo


Investigamos algumas representações sobre professores da escola básicana escrita refl exiva profi ssional elaborada por professores em formaçãoinicial, no estágio supervisionado obrigatório da licenciatura. Aoidentifi carmos as representações mencionadas, também caracterizamosa referida escrita e evidenciamos a relevância desse registro acadêmicopara a formação crítica do professor. Tais objetivos foram alcançados apartir da articulação entre pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, em especial o conceito de contexto de cultura, e da abordagemtransdisciplinar da Linguística Aplicada. Os resultados revelaram umesforço de invisibilização dos professores no registro investigado, os quaisparecem não serem representados como interlocutores dos professoresem formação inicial.

Palavras-chave


contexto; cultura; formação do professor; letramento

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X