Educação Matemática no Ensino Superior e abordagens de Tall sobre o ensino/aprendizagem do Cálculo

Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira de Almeida

Resumo


Resumo

O presente artigo se insere no campo da Educação Matemática do Ensino Superior mais especificamente no campo dos estudos relativos ao ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial. Nele são apresentados elementos teóricos e abordagens de ensino sobre conceitos do Cálculo propostos por David Tall e colaboradores, reunidos a partir da elaboração de um panorama de artigos desses pesquisadores. De forma introdutória são apresentados, também, elementos da constituição desse campo da Educação Matemática bem como questões que o propulsionam. Com este artigo, os autores esperam ter contribuído com a consolidação do campo da Educação Matemática no ensino Superior, em geral, e com o GT – nº 04 da SBEM, pois, por um lado ampliam a difusão de um teórico e por outro buscam efetuar sínteses dos resultados de pesquisa.

Palavras-chave: Ensino de Cálculo; Educação Matemática no Ensino Superior; David Tall.

Abstract

This paper fits the area of Mathematics Education at Higher Education, especially the area of studies concerning the teaching and learning of Differential Calculus. We present, in this study, theoretical elements and teaching approaches concerning the concept of Calculus proposed by David Tall and others, gathered from the development of a panorama including papers written by these researchers. In an introductory way, we present elements about the constitution of this area of Mathematics Education, as well as questions which enhance it. With this paper, the authors hope to have contributed to the consolidation of the area of Mathematics Education at Higher Education in general, and to the GT – No. 04, because not only do they broaden the diffusion of one theorist but also try to summarize the results of researches.

Keywords: Teaching of Calculus, Mathematics Education at Higher Education, David Tall.


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