A prática docente em estocástica, revelada por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental<br>The teaching practice on stochastic revealed by teachers who teach mathematics in elementary school

Autores

  • Débora de Oliveira Membro do GEPEE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística. Universidade Cruzeiro do do Sul
  • Celi Aparecida Espasandin Lopes Professora Titular do Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Palavras-chave:

aprendizagem docente, prática docente, educação matemática na infância, educação estocástica.

Resumo

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou algumas aprendizagens reveladas por professores que ensinam Matemática para crianças, inseridos em um espaço formativo, com foco em Estocástica. Esse termo refere-se à interface entre os conceitos combinatório, probabilístico e estatístico, os quais possibilitam o desenvolvimento de formas particulares de pensamento, envolvendo fenômenos aleatórios, interpretação de amostras e elaboração de inferências. Neste texto, apresentam-se as práticas socializadas por três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que atuam na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Analisaram-se as aprendizagens das professoras por meio do fazer docente expresso pelos relatos oral e escrito, relativos à elaboração de propostas para a abordagem das ideias estocásticas na infância. As aprendizagens evidenciadas demostram que o conhecimento do conteúdo específico gera e mobiliza ações no ambiente profissional das professoras.

 

 

This article is an excerpt from a doctoral research that investigated learning revealed by some teachers who teach mathematics to children, in a learning environment, focusing on Stochastic. This term refers to the interface between combinatorial, probabilistic and statistical concepts, which enable the development of particular ways of thinking, involving random phenomena, interpretation of samples and drawing of inferences. In this paper, we present the practical shared by three teachers of the early years of elementary school, working in the Municipal Secretary of Education of São Paulo. We analyzed the teachers’ learning through their oral and written narrative concerning the preparation of proposals for addressing stochastic ideas in childhood. The learning evidenced demonstrates that knowledge of the specific content generates and mobilizes actions in the professional environment of the teachers.

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Publicado

2013-12-27