A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950-1959)
School mathematics at the Taylor-Egídio junior high school (1950-1959)

Malú Rosa Brito Gomes, Claudinei de Camargo Sant'Ana

Resumo


O artigo trata de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado com o objetivo de reconstruir, na perspectiva da História Cultural, uma história do ensino da Matemática no curso ginasial do Colégio Taylor-Egídio (CTE), no município de Jaguaquara/BA, no período de 1950 a 1969. Contudo, neste texto, abordaremos apenas como se constituiu o ensino da Matemática em meados da década de 50 do século XX, no CTE. Utilizando a principal fonte documental escolar, os diários de classe de Matemática, a investigação possibilitou verificar que os impactos da Reforma Capanema ainda eram presente nos anos de 1950, no currículo da Matemática escolar nesta instituição de ensino.


Abstract

The article deals with a research developed under the Master course in order to reconstruct, in the perspective of Cultural History, a history of mathematics teaching at the Taylor-Egídio junior high school (CTE) in Jaguaquara, Bahia, in the period from 1950 to 1969. However, in this paper, we will solely discuss the teaching of mathematics in the mid-50s of the XX century, at the CTE. From the school’s main documentary source, the diaries of the math class, the research enabled to identify that the impacts of the Capanema reform were still present in the 1950s, in the high school mathematics curriculum of this educational institution.


Palavras-chave


História do Ensino da Matemática Escolar; Curso Ginasial; Colégio Taylor-Egídio;

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