<b>Arte e Mí­dia: aproximações e distinções</b>

Autores

  • Arlindo Machado

Resumo

Se é verdade que toda arte é feita com os meios de seu tempo, a artemí­dia representa a expressão mais avançada da criação artí­stica atual. Hoje, cada vez mais, os artistas lançam mão de câmeras, computadores, sintetizadores para construir suas imagens, suas músicas, seus textos, seus ambientes. De repente, nos damos conta de uma multiplicação vertiginosa de trabalhos realizados com pesada mediação tecnológica. Naturalmente, as técnicas, os artifí­cios, os dispositivos de que se utiliza o artista para conceber, construir e exibir seus trabalhos não são apenas ferramentas inertes, nem mediações inocentes, indiferentes aos resultados, que se poderiam substituir por quaisquer outras. Eles estão carregados de conceitos, eles têm uma história, eles derivam de condições produtivas bem determinadas. A artemí­dia, como qualquer arte fortemente determinada pela mediação técnica, coloca o artista diante do desafio permanente de se contrapor ao determinismo tecnológico, de recusar o projeto industrial já embutido nas máquinas e aparelhos, evitando assim que sua obra resulte simplesmente num endosso dos objetivos de produtividade da sociedade tecnológica. Ela traça uma diferença ní­tida entre o que é, de um lado, a mera produção industrial de desenhos agradáveis para as mí­dias de massa e, de outro, a busca de uma ética e uma estética para a era eletrônica. Palavras-chave artemí­dia, meios de comunicação de massa, mediação tecnológica Abstract When we consider that the art of every era is made using the media available at that time, it follows that the media arts represent the most advanced expression of current artistic creation. Today, more than ever, artists are using cameras, computers, synthesizers to construct their images, their music, their texts, their environments. Suddenly, we have become aware of the dizzy amount of works all around us created with a heavy dose of technological means. Naturally, the techniques, the methods, the devices that the artist uses to conceive, construct and exhibit works of art are not mere inert tools, nor innocent means indifferent in regard to the results, which can be interchanged at will by any number of other means. They are charged with concepts, zthey have a history, they derive from well-defined productive conditions. The media arts, as any art strictly determined through technical means, present the artist with the permanent challenge of counterposing himself or herself against technological determinism, of refusing the preconfigured operative models built into the devices, thus assuring that the resulting artwork is not a mere endorsement of the objectives of productivity of the technological society. They delineate a clear border between what is, on the one hand, mere industrial production of agreeable designs for the mass media, and on the other, the search for an ethics and an aesthetics for the electronic era. Keywords media arts, mass media, technological mediation

Metrics

PDF views
4,811
Jul 2007Jan 2008Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026320
|

Downloads

Publicado

2007-02-22

Edição

Seção

Dossiê | Dossier