Kuniichi Uno: um pensamento filosófico além do dualismo Oriente/Ocidente

Autores

  • Ana Amélia C. Genioli PUC-SP e NEC-USP

Palavras-chave:

arte, corpo, dança, teatro, biopolítica, filosofia

Resumo

Este livro inédito do filósofo japonês Kuniichi Uno apresenta 11 ensaios sobre o corpo, a dança, o teatro, o cinema e a biopolítica com reflexões que tomam como referência obras de Nijinsky, Tanaka Min, Hijikata, Artaud, Beckett, Genet e Deleuze. A dança e os escritos de bailarinos japoneses inspiraram-no para pensar sobre o corpo a partir do movimento. O encontro desse corpo, pelos autores trazidos por Uno, não se dará de maneira “positiva”, mas pela “transgressão” da razão, pela crueldade do pensamento, pelos interstícios, pelas fissuras, pela realidade que excede o texto. O que interessa a Uno nos autores franceses é a forma como desestabilizam os aspectos mais cartesianos e dogmáticos da filosofia da razão europeia, ou seja, é aquilo que os aproxima do Oriente.

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Biografia do Autor

Ana Amélia C. Genioli, PUC-SP e NEC-USP

Ana Amélia C. Genioli é artista e arquiteta formada pela PUC-Campinas, mestre e doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, e membro do Núcleo de Estudos de Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP).

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Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Resenhas | Reviews