El fin de la sencillez: sobre el pasaje del humor visual impreso al de la imagen móvil

Oscar Steimberg

Resumo


Ligado inicialmente ao desenho humorí­stico e a ilustração infantil, o desenho animado
se desenvolveu durante os primeiros oitenta anos de cinema, especialmente em
seu segundo perí­odo, o disneyano, dentro da vertente de um esquematismo herdado da
caricatura, como foi observado por Gombrich. A partir dos anos sessenta, e sobretudo,
desde os oitenta, o desenho animado cresce em complexidade, variedade visual e narrativa,
privilegia o componente hipertextual e metadiscursivo e elege o público infantil
como alvo por causa da ausência de restrições estáveis, semânticas ou sintáticas que
definam essa orientação.
Palavras-chave desenho animado, caricatura, estilo de época, esquematismo, complexidade,
metadiscurso
Abstract Linked initially to the comic strip and children’s illustration, the animated cartoon
was developed during the first eighty years of cinema, specially in its second period, the
Disney era, primarily inside a schematism inherited from the caricature, according to
Gombrich. From the 60’s on and specially since the 80’s, we notice a growth in
complexity, visual variety and narrative, emphasis on the hypertextual component and
on metadiscourse and a choice for the child public as the cartoon’s target group because
of the lack of stable, semantical or syntactic restrictions that define this orientation.
Key words animated cartoon, caricature, epoch style, schematism, complexity and metadiscourse

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