Publicidade visual: uma proposta de percurso analítico da imagem persuasiva

Sandra Souza, Christiane Santarelli

Resumo


Desde seu estabelecimento como ciência, a Semiótica tem-se utilizado da publicidade como corpus de análise, elucidando as relações entre imagem e palavra na persuasão dos consumidores. Uma tendência recente é a publicidade visual, na qual os argumentos persuasivos baseiam-se fundamentalmente no discurso e na retórica da imagem. No presente artigo, apresentaremos uma análise da campanha da Fórum Jeans intitulada “Ajude a limpar o Brasil” por meio de um modelo híbrido de leitura do manifesto publicitário. Nosso objetivo é contribuir para o entendimento do processo persuasivo da imagem publicitária, em um percurso analítico que vai da percepção dos elementos expressivos da mensagem até a interpretação da ação pretendida pelo anunciante.

Palavras-chave: publicidade; comunicação impressa; semiótica visual; imagem
Abstract

Visual advertising: proposal of analysis of persuasive image – Since its establishment as a science, Semiotics has used advertising as its analysis corpus, elucidating the relation between images and text in persuading the consumer. A recent trend is visual advertising, in which persuasive arguments are founded basically on the discourse and rhetoric of images. In this article, we analyze a campaign by Forum Jeans dubbed “Help clean Brazil”, using a hybrid model of advertising manifesto reading. Our goal is to contribute to the understanding of the persuasive process involved in the advertising image, in an analytical course that ranges from the perception of the expressive elements in the message to the interpretation of the action intended by the advertiser.

Keywords: advertising; printed communications; visual semiotics; images

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