Automação e agência humana na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo

Autores

  • Janice Caiafa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Processos Comunicativos, Inovação tecnológica, Automação, Metrô (São Paulo), Etnografia

Resumo

Consideramos o metrô como um conjunto de circuitos comunicacionais em que circulam mensagens e pessoas. Os circuitos comunicacionais de um metrô compõem uma superfície de interfaces onde se conjugam constantemente o trabalho da máquina e a agência humana. Examinamos neste trabalho alguns aspectos da experiência de automação integral da condução na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. Com a introdução dos novos automatismos, a presença humana é deslocada e redistribuída, e, ainda, no caso do piloto humano, suprimida, ensejando um novo regime de interfaces. Com base nos dados etnográficos, analisamos a recepção social destas transformações e exploramos as imbricações entre o técnico e o humano na efetivação desse projeto no contexto das viagens de metrô.

Metrics

PDF views
572
Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202664
|

Biografia do Autor

Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Antopologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Associada 4 da Escola de Comunicação da UFRJ, poeta e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-05-10

Edição

Seção

Artigos | Articles