O que é ser saudável? Entre publicidades modernas e contemporâneas

Autores

  • Paula Sibilia Universidade Federal Fluminense
  • Marianna Ferreira Jorge Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

medicalização, subjetividade, saúde, doença, publicidade

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em examinar os modos pelos quais se manifesta a "medicalização da vida" em discursos midiáticos, com o intuito de identificar suas implicações na produção de subjetividades. Parte-se da hipótese de que estaria ocorrendo um deslocamento nas de nições de saúde e normalidade. Além da discussão teórica, serão analisadas publicidades voltadas para a saúde – seja através de avisos comerciais ou matérias jornalísticas – desde o início do século XX até hoje. 

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Biografia do Autor

Paula Sibilia, Universidade Federal Fluminense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense.

Marianna Ferreira Jorge, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista da Capes.

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Publicado

2016-12-04

Edição

Seção

Artigos | Articles