Um acidente no relato, um atentado na edição; e outras reflexões acerca das práticas jornalísticas

Autores

  • Angela Zamin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Frederico Westphalen
  • Reges Schwaab Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Frederico Westphalen

Palavras-chave:

práticas jornalísticas, livros de repórter, crítica.

Resumo

A crítica jornalística articulada à experiência é o elemento central deste artigo, que se debruça sobre fragmentos de textos em que os jornalistas elaboram apreciações sobre as práticas jornalísticas. Se o trabalho do jornalista é marcado por essas práticas, em alguma medida, é possível observá-las funcionando no interior das narrativas, em movimentos de afirmação ou resistência gestados no interior do próprio jornalismo. O presente texto trabalha as respostas dos jornalistas Ramón Lobo e Joe Sacco, respectivamente em Cuadernos de Cabul e Notas sobre Gaza, aos processos jornalísticos de edição, geralmente silenciados em meio ao cotidiano do ambiente das redações. Suas leituras deslocam o jornalismo de um lugar hegemônico cujos processos e controles se naturalizam se não suficientemente expostos. A escuta atenta dessa narrativa faz ecoar questões pertinentes ao desafio diário do trabalho de reportagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Zamin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Frederico Westphalen

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen.  Líder do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM). E-mail: angelazamin@gmail.com

Reges Schwaab, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Frederico Westphalen

Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. E-mail: reges.ts@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos | Articles