Processo criativo na indústria do audiovisual: do roteiro ao imaginário

Autores

Palavras-chave:

processo criativo, imaginário, indústria do audiovisual, mitocrítica

Resumo

O processo de criação na indústria do audiovisual desenvolve-se por meio da articulação de vários agentes (roteiristas, diretores, produtores, executivos, elencos etc.), tecnologias e decisões corporativas. Estudar o processo criativo nessa indústria requer compreender como esses elementos, que imiscuem arte e negócios, impactam na construção dos imaginários que lmes e séries compartilham com a audiência. Este artigo busca contribuir para a compreensão desse processo, que se desenvolve de forma coletiva e sob a lógica do mercado, tendo como base a perspectiva heurística do imaginário (Eliade, Durand, Barros), o conceito de arquétipo (Jung) e o método mitocrítico. Os resultados são o mapeamento do processo de criação e o esboço de um método para o estudo do processo criativo na indústria do audiovisual. 

Metrics

PDF views
695
Aug 01 '18Aug 04 '18Aug 07 '18Aug 10 '18Aug 13 '18Aug 16 '18Aug 19 '18Aug 22 '18Aug 25 '18Aug 28 '18102
| |

Biografia do Autor

Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisador-visitante na School of Arts, Media, Performance & Design da York University. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos | Articles