Das narrativas de fundação às narrativas de dissolução. A questão da identidade nacional no cinema contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

cinemas nacionais, narrativas de dissolução, cinema contemporâneo, Jia Zhang-ke

Resumo

Apesar das inúmeras problematizações dos conceitos de “nação” e “nacionalismo” no âmbito da historiografia, e das discussões sobre a atualidade e a utilidade da categoria “cinema nacional” no campo dos estudos cinematográficos (BERRY, 2006), essas noções continuam sendo usadas tanto pelos estudos cinematográficos quanto por festivais e premiações. Em contraponto às chamadas “narrativas fundacionais” (SOMMER, 2004), que entrelaçavam felicidade doméstica e ideal nacional, em alguns filmes contemporâneos as esferas “individual” e “nacional” continuam ligadas, mas em chave negativa. Isso nos leva a propor o conceito de “narrativas de dissolução”, com base na análise de filmes do realizador chinês Jia Zhang-ke, e mais especificamente As montanhas se separam (2015).

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Biografia do Autor

Lúcia Ramos Monteiro, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Lúcia Ramos Monteiro é doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e pela Universidade de São Paulo. Realiza atualmente um pós-doutorado na ECA-USP com fomento da Fapesp.

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Publicado

2018-08-01

Edição

Seção

Artigos | Articles