Expansão da radiodifusão: uma análise das 1.833 outorgas do governo Temer

Autores

  • Octavio Penna Pieranti Pesquisador Emérito do Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS/UFF) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec-FAAC/UNESP).

Palavras-chave:

políticas de comunicação, governo Temer, outorgas de radiodifusão

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a expansão da radiodifusão no governo de Michel Temer, a partir das 1.833 novas outorgas expedidas de maio de 2016 a dezembro de 2018. As informações sobre as novas estações foram obtidas por meio da leitura de todas as edições do Diário Oficial da União (D.O.U.) nesse período, fonte primária da pesquisa
documental ora realizada. Conclui-se que houve uma ampla prevalência de (a) outorgas discricionárias e (b) destinadas principalmente a empresas privadas. Observa-se uma sub-representação de novas estações que poderiam ser consideradas integrantes dos sistemas
público e estatal de radiodifusão.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Octavio Penna Pieranti, Pesquisador Emérito do Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS/UFF) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec-FAAC/UNESP).

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EBAPE/FGV (2009), mestre em Administração Pública pela mesma instituição (2005) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), com Pós-Doutorado na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília - FAC/UnB (2018).

Downloads

Publicado

2019-11-07

Edição

Seção

Artigos | Articles