Expectativas dos discentes de Ciências Contábeis em relação ao mercado profissional:

um estudo em uma instituição de ensino superior pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v6i1.59605

Palavras-chave:

Expectativas profissionais, Mercado de trabalho, Estudantes de Ciências Contábeis

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as expectativas profissionais dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública. Para tanto, a amostra é composta por 82 alunos do primeiro ao décimo período curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A amostra foi dividida em três grupos, sendo o primeiro grupo com alunos do primeiro ao terceiro período, o segundo grupo do quarto ao sexto período, e o terceiro grupo do sétimo ao decimo período. O instrumento aplicado para coleta dos dados foi um questionário adaptado de Ferreira, Quintana, Cruz & Gomes (2020), utilizando a escala de Likert de 1 a 7, considerando que 1 (um) representa “discordo totalmente” e 7 (sete) representa “concordo totalmente”, na sequência, a análise dos resultados foi realizada por meio da estatística descritiva dos dados e da soma das médias ponderadas, a fim de calcular o Ranking Médio (RM). Os resultados indicam que a maioria dos respondentes, afirmaram que estão satisfeitos e motivados com o curso escolhido. As principais expectativas discentes indicam interesse em prestar concurso público, seja na área contábil ou não, bem como, montar um escritório de contabilidade, por outro lado, observa-se pouco interesse em atuar no ensino e de conduzir um negócio familiar. Quanto as recompensas profissionais esperadas, a maior parte dos respondentes deseja crescimento profissional e estabilidade no emprego.

Biografia do Autor

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

 

Referências

Ayres, R. M., Nascimento, J. C. H. B. & Macedo, M. A. S. (2017). Satisfação do profissional de contabilidade do estado do Rio de Janeiro quanto à qualidade de vida no trabalho–QVT (2014-2015): Uma análise por PLS-SEM com base no modelo dimensional de Walton. Pensar Contábil, 18(67), 5-14.

Beuren, I. M. I. (2013). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. Editora Atlas SA.

Cardoso, J. L., Souza, M. A. de & Almeida, L. B. (2017). Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 3(3), 275-284.

Castro, L. A. M. H. de M., Nishimura, A. T., Silva, C. M., Madureira, B. M. & Casado, T. (2007). Expectativas e satisfação dos alunos de graduação em administração da FEA- USP/SP em relação aos estágios. REGE - Revista de Gestão, 14(1), 61-76.

Cavalcante, C. H. L. (2012). Percepção dos alunos iniciantes e concluintes do curso de Ciências Contábeis sobre a profissão contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, 1(177), 50-63.

Cernusca, L. & Balaciu, D. E. (2015). The perception of the accounting students on the image of the accountant and the accounting profession. Journal of Economics and Business Research, 21(1), 7-24.

Conselho Federal de Contabilidade. (2022). Profissionais ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade agrupados por gênero. Recuperado de: https://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0>., em 13 abr. 2022.

Fahl, A. C.; Manhani, L. P. S. (2015). As perspectivas do profissional contábil e o ensino da contabilidade. Revista de Ciências Gerenciais, 10(12), 25-33.

Farber, J. C., Luz, M. F., Queiroz, F. C., Munhoz, W. A. & Lima, M. (2014). A percepção dos alunos iniciantes de ciências contábeis sobre a profissão contábil. Revista Ampla de Gestão Empresarial, 3(1), 139-161.

Ferreira, D., Quintana, A. C., Cruz, A. P. C. & Gomes, D. G. (2020). Expectativas profissionais dos ingressantes no curso de graduação em ciências contábeis: Um estudo em uma instituição de ensino superior. Revista Mineira de Contabilidade, 21(1), 69-81.

Franco, I. F. S.; Dias, L. P.; Cardoso, R.; Beloumini, J. (2018). A visão dos contabilistas sobre a valorização e o reconhecimento do profissional. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, 6(25), 132-147.

Freitas, L. S., & Freire, A. C. (2007). Fatores motivacionais na perspectiva de estudantes universitários. Qualit@s Revista Eletrônica. 6(1).

Lagioia, U. C. T., Santiago, H. L. F., Gomes, R. B. & Ribeiro J. F. Filho. (2007). Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao Curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 4(8).

Leal, E. A., Soares M. A. & Sousa, E. G. (2008). Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade - UFSC, 1(10), 147-159.

Lens, W., Matos, L. & Vansteenkiste, M. (2008). Professores como fontes de motivação dos alunos: o quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Revista Educação, 31(1), 17-20. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2752, em 06 mar. 2022.

Machado, D., Rosa, T. & Martins, Z. B. (2019). O mercado de trabalho na percepção dos profissionais contábeis. Revista de Contabilidade da UFBA, 13(1), 84-104.

Malhotra, N. K. (2001). Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada (3ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Manzato, A. J. & Santos, A. B. (2012). A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística – IBILCE – UNESP. Recuperado de http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf, em 12 fev. 2022.

Marin, A. M. (2018). The image of the accounting professional in the activity of an economic entity. Academic Journal, 25(6), 147-152.

Miranda, C. S. & Araújo, A. M. P. (2015). Perfil e expectativas dos ingressantes do curso de ciências contábeis: um estudo em instituições de ensino superior do interior paulista. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 5(1), 4-20.

Moraes, L. C. & Martins, Z. B. (2018). A percepção dos discentes de Administração acerca dos profissionais contábeis. Revista Conhecimento Contábil, 7(2), 2447-2921.

Oliveira, Edson. (2014). Contabilidade digital. São Paulo: Atlas.

Oliveira, L. H. de. (2005). Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. Notas de Aula. Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional. Faculdade Cenecista de Varginha, Varginha.

Panucci, L. Filho. (2011). Perspectivas profissionais dos estudantes de ciências contábeis.

Revista ciências sociais em perspectiva, 10(19).

Paula, E. (2016). A importância da ciência contábil e a valorização do profissional contábil nas entidades públicas. Sinergia, 17(2), 151-155.

Peleias, I. R., Nunes, C. do A. e Carvalho, R. F. de. (2017). Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 10(3), 39-58.

Pires, C. B. A formação e a demanda do mercado de trabalho do contador na região metropolitana de Porto Alegre – RS. (2008). Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. D. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2a ed.) Novo Hamburgo: Feevale.

Robbins, S. P. (2005). Comportamento organizacional. (11a ed.) São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Santos, D. G., Araújo, V. Dos S., Cavalcante P. R. N. & Barbosa, E. T. (2014). Formação acadêmica em ciências contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior. Anais do XI Congresso USP Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 11.

Santos, D. F. dos., Sobral, F. de S., Correa, M. D., Antonovz, T. & Santos, R. F. dos. (2011). Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, 8(16), 137-152. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n16p137, em 10 mar. 2022.

Santos, L. T. F.; Tabosa, M. C. O. (2020). O mercado contábil e os novos rumos da contabilidade: uma análise da percepção dos alunos concluintes. Revista Campo do Saber, 6(2), 80-95.

Schmidt, P., Ott, E., Santos, J. L. Dos. & Fernandes, A. C. (2012). Perfil dos alunos do curso de ciências contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil. Revista ConTexto, 12(21), 87-104.

Silva, B. N., Santana, C. L. & Meirelles, J. C. Jr. (2017). Formação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: A percepção de formandos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Contabilidade, 1(225), 66-77.

Simões, A. J. C. (2008). Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem. Estudo numa escola da área de Lisboa. Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.

Soares, E. F. J., Valdevino, R. Q. S., Queiroz, R. S. de. & Oliveira, A. M. de. (2019). Perspectivas dos graduandos em ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Custos, Curitiba, PR, 26.

Viali, A. S. (2014). Análise das intenções dos formandos no curso de ciências contábeis na escolha da área de atuação no mercado de trabalho. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Contábeis), Centro Universitário de Brasília, Brasília 2014.

Vieira, K. M., Milach, F. T. & Huppes, D. (2008). Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, 19(48).

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Carvalho, A. ., Meireles de Souza, J. ., & Araújo Amaral Duarte, C. (2023). Expectativas dos discentes de Ciências Contábeis em relação ao mercado profissional:: um estudo em uma instituição de ensino superior pública. CAFI, 6(1), 142–161. https://doi.org/10.23925/cafi.v6i1.59605