Aprimoramento dos processos organizacionais em instituição de educação profissional

a escola de qualidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.72.66416

Keywords:

indicators, democratic management, institutional evaluation, school observatory

Abstract

A melhoria contínua nos processos internos das instituições de educação profissional se destaca como assunto relevante para a administração acadêmica, no sentido de propiciar as melhores práticas para o funcionamento da unidade de ensino. O objetivo da investigação se pauta em analisar o uso dos princípios da administração na gestão escolar, em especial a escola de qualidade. O Centro Paula Souza dispõe de indispensável ferramenta, baseada em indicadores, para a avaliação dos processos internos das unidades, nomeada Observatório Escolar. O enfoque da pesquisa, assentada no Observatório, é quantitativo, incluindo os alcances descritivo, exploratório e correlacional, tendo como coleta de dados as avaliações apontadas para uma unidade Etec. O instrumento, a partir de múltiplos olhares, dimensões, fatores e afirmativas, permite a avaliação das condutas de gestão escolares. Os resultados indicam avanços em práticas desenvolvidas e diferenças oportunas nas pontuações atribuídas, que subsidia ou subsidiarão a tomada de decisão na melhoria de processos.

Author Biographies

Carlos Vital Giordano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professor doutor do programa de mestrado profissional em Educação do Centro Paula Souza.

Celi Langhi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professora doutor do programa de mestrado profissional em Educação do Centro Paula Souza.

Michel Mott Machado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professor doutor do programa de mestrado profissional em Educação do Centro Paula Souza.

Vinícius Miekusz Salgado de Vasconcelos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestre pelo programa de mestrado profissional em Educação do Centro Paula Souza.

References

Ação educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). (2004). Indicadores da qualidade na educação. Ação Educativa, 2004. 61p.

Araújo, A. C. (2009). A gestão democrática e os canais de participação dos estudantes. Disponível em: < https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/ view/116/305>Acesso em: 18/10/2023.

Bonamino, A., & Sousa, S. Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, jun. 2012.

Boto, C. (2011). A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. In Direitos Humanos e educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo, SP: Cortez.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Bueno, V. T. S. (2013) Manual de avaliação – Evidências Observatório Escolar Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/cetec/ observatorio/ doc/evidencias.pdf . Acesso em: 15/10/2023.

Centro Paula Souza. (2020). Etecs destacam-se pelo ótimo desempenho no Enem. Disponível em:< https://www.cps.sp.gov.br/escolas-tecnicas-estaduais-destacam-se-com-otimo-desempenho-no-enem/ . Acesso em: 22/09/2023.

Corder, G. W., & Foreman, D. I. (2014). Nonparametric statistics: a step-by-step approach. New Jersey : Wiley, 2014. n. 1, p. 145 - 157 jan./abr. 2015.

Froncillo, R. (2009). SAI – Sistema de Avaliação Institucional: Práticas e Desafios; Edição comemorativa 40 anos do Centro Paula Souza. São Paulo: Centro Paula Souza, 2009. 291p.

Governo Do Estado de São Paulo. (2023). Ensino técnico é passaporte para a empregabilidade. Disponível em:< https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/ensino-tecnico-e-passaporte-para-a-empregabilidade/ . Acesso em: 22/09/2023.

Gusmão, J. B. (2013). A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 21, n. 79, p. 299-322, jun. 2013.

Libâneo, J. C. (2013). Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 6ª ed. São Paulo: Heccus Editora, 2013. 304p.

Lourenço Filho, M. B. (2007). Organização e Administração Escolar. 8. ed. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. 321p.

Lück, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 143p.

Lück, H. (2000). Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. (2000). Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.

Oliveira, R. P. (2007). Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, out. 2007.

Ramos, I. M. L. (2011). Observatório Escolar - A autoavaliação nas Etecs: um caminho construído com múltiplos olhares. São Paulo: CENTRO PAULA SOUZA, 2011. 122p.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia da pesquisa. Porto Alegre : Penso, 2013.

Sheskin, D. J. (2004). Parametric and nonparametric statistical procedures. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC, 2004.

Silva, F. C., & Luiz, M. C. (2012). Gestão da educação básica : desafios, possibilidades e limites. São Carlos : EdUFSCar, 2012. 75 p. (Coleção UAB-UFSCar).

Unesco. (2008). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2008). Educação de qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: UNESCO, OREALC, 2008. 108p.

Published

2024-10-10

How to Cite

Giordano, C. V., Langhi, C. ., Machado, M. M. ., & Vasconcelos, V. M. S. de . (2024). Aprimoramento dos processos organizacionais em instituição de educação profissional: a escola de qualidade. CAFI, 7(2), 193–208. https://doi.org/10.23925/cafi.72.66416