Aprimoramento dos processos organizacionais em instituição de educação profissional
a escola de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.72.66416Keywords:
indicators, democratic management, institutional evaluation, school observatoryAbstract
A melhoria contínua nos processos internos das instituições de educação profissional se destaca como assunto relevante para a administração acadêmica, no sentido de propiciar as melhores práticas para o funcionamento da unidade de ensino. O objetivo da investigação se pauta em analisar o uso dos princípios da administração na gestão escolar, em especial a escola de qualidade. O Centro Paula Souza dispõe de indispensável ferramenta, baseada em indicadores, para a avaliação dos processos internos das unidades, nomeada Observatório Escolar. O enfoque da pesquisa, assentada no Observatório, é quantitativo, incluindo os alcances descritivo, exploratório e correlacional, tendo como coleta de dados as avaliações apontadas para uma unidade Etec. O instrumento, a partir de múltiplos olhares, dimensões, fatores e afirmativas, permite a avaliação das condutas de gestão escolares. Os resultados indicam avanços em práticas desenvolvidas e diferenças oportunas nas pontuações atribuídas, que subsidia ou subsidiarão a tomada de decisão na melhoria de processos.
References
Ação educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). (2004). Indicadores da qualidade na educação. Ação Educativa, 2004. 61p.
Araújo, A. C. (2009). A gestão democrática e os canais de participação dos estudantes. Disponível em: < https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/ view/116/305>Acesso em: 18/10/2023.
Bonamino, A., & Sousa, S. Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, jun. 2012.
Boto, C. (2011). A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. In Direitos Humanos e educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo, SP: Cortez.
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Bueno, V. T. S. (2013) Manual de avaliação – Evidências Observatório Escolar Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/cetec/ observatorio/ doc/evidencias.pdf . Acesso em: 15/10/2023.
Centro Paula Souza. (2020). Etecs destacam-se pelo ótimo desempenho no Enem. Disponível em:< https://www.cps.sp.gov.br/escolas-tecnicas-estaduais-destacam-se-com-otimo-desempenho-no-enem/ . Acesso em: 22/09/2023.
Corder, G. W., & Foreman, D. I. (2014). Nonparametric statistics: a step-by-step approach. New Jersey : Wiley, 2014. n. 1, p. 145 - 157 jan./abr. 2015.
Froncillo, R. (2009). SAI – Sistema de Avaliação Institucional: Práticas e Desafios; Edição comemorativa 40 anos do Centro Paula Souza. São Paulo: Centro Paula Souza, 2009. 291p.
Governo Do Estado de São Paulo. (2023). Ensino técnico é passaporte para a empregabilidade. Disponível em:< https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/ensino-tecnico-e-passaporte-para-a-empregabilidade/ . Acesso em: 22/09/2023.
Gusmão, J. B. (2013). A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 21, n. 79, p. 299-322, jun. 2013.
Libâneo, J. C. (2013). Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 6ª ed. São Paulo: Heccus Editora, 2013. 304p.
Lourenço Filho, M. B. (2007). Organização e Administração Escolar. 8. ed. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. 321p.
Lück, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 143p.
Lück, H. (2000). Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. (2000). Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.
Oliveira, R. P. (2007). Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, out. 2007.
Ramos, I. M. L. (2011). Observatório Escolar - A autoavaliação nas Etecs: um caminho construído com múltiplos olhares. São Paulo: CENTRO PAULA SOUZA, 2011. 122p.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia da pesquisa. Porto Alegre : Penso, 2013.
Sheskin, D. J. (2004). Parametric and nonparametric statistical procedures. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC, 2004.
Silva, F. C., & Luiz, M. C. (2012). Gestão da educação básica : desafios, possibilidades e limites. São Carlos : EdUFSCar, 2012. 75 p. (Coleção UAB-UFSCar).
Unesco. (2008). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2008). Educação de qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: UNESCO, OREALC, 2008. 108p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 CAFI
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.