Aprimoramento dos processos organizacionais em instituição de educação profissional
a escola de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.72.66416Palabras clave:
Indicadores, Gestão democrática, Avaliação Institucional, Observatório EscolarResumen
A melhoria contínua nos processos internos das instituições de educação profissional se destaca como assunto relevante para a administração acadêmica, no sentido de propiciar as melhores práticas para o funcionamento da unidade de ensino. O objetivo da investigação se pauta em analisar o uso dos princípios da administração na gestão escolar, em especial a escola de qualidade. O Centro Paula Souza dispõe de indispensável ferramenta, baseada em indicadores, para a avaliação dos processos internos das unidades, nomeada Observatório Escolar. O enfoque da pesquisa, assentada no Observatório, é quantitativo, incluindo os alcances descritivo, exploratório e correlacional, tendo como coleta de dados as avaliações apontadas para uma unidade Etec. O instrumento, a partir de múltiplos olhares, dimensões, fatores e afirmativas, permite a avaliação das condutas de gestão escolares. Os resultados indicam avanços em práticas desenvolvidas e diferenças oportunas nas pontuações atribuídas, que subsidia ou subsidiarão a tomada de decisão na melhoria de processos.
Citas
Ação educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). (2004). Indicadores da qualidade na educação. Ação Educativa, 2004. 61p.
Araújo, A. C. (2009). A gestão democrática e os canais de participação dos estudantes. Disponível em: < https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/ view/116/305>Acesso em: 18/10/2023.
Bonamino, A., & Sousa, S. Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, jun. 2012.
Boto, C. (2011). A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. In Direitos Humanos e educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo, SP: Cortez.
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Bueno, V. T. S. (2013) Manual de avaliação – Evidências Observatório Escolar Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/cetec/ observatorio/ doc/evidencias.pdf . Acesso em: 15/10/2023.
Centro Paula Souza. (2020). Etecs destacam-se pelo ótimo desempenho no Enem. Disponível em:< https://www.cps.sp.gov.br/escolas-tecnicas-estaduais-destacam-se-com-otimo-desempenho-no-enem/ . Acesso em: 22/09/2023.
Corder, G. W., & Foreman, D. I. (2014). Nonparametric statistics: a step-by-step approach. New Jersey : Wiley, 2014. n. 1, p. 145 - 157 jan./abr. 2015.
Froncillo, R. (2009). SAI – Sistema de Avaliação Institucional: Práticas e Desafios; Edição comemorativa 40 anos do Centro Paula Souza. São Paulo: Centro Paula Souza, 2009. 291p.
Governo Do Estado de São Paulo. (2023). Ensino técnico é passaporte para a empregabilidade. Disponível em:< https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/ensino-tecnico-e-passaporte-para-a-empregabilidade/ . Acesso em: 22/09/2023.
Gusmão, J. B. (2013). A construção da noção de qualidade da educação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 21, n. 79, p. 299-322, jun. 2013.
Libâneo, J. C. (2013). Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 6ª ed. São Paulo: Heccus Editora, 2013. 304p.
Lourenço Filho, M. B. (2007). Organização e Administração Escolar. 8. ed. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. 321p.
Lück, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 143p.
Lück, H. (2000). Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. (2000). Em Aberto. Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.
Oliveira, R. P. (2007). Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, out. 2007.
Ramos, I. M. L. (2011). Observatório Escolar - A autoavaliação nas Etecs: um caminho construído com múltiplos olhares. São Paulo: CENTRO PAULA SOUZA, 2011. 122p.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia da pesquisa. Porto Alegre : Penso, 2013.
Sheskin, D. J. (2004). Parametric and nonparametric statistical procedures. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC, 2004.
Silva, F. C., & Luiz, M. C. (2012). Gestão da educação básica : desafios, possibilidades e limites. São Carlos : EdUFSCar, 2012. 75 p. (Coleção UAB-UFSCar).
Unesco. (2008). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2008). Educação de qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: UNESCO, OREALC, 2008. 108p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 CAFI
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.