Aplicação do método TODIM para ordenação de fundos de investimento imobiliário de shoppings em uma carteira de ativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.71.63560

Palabras clave:

Fundo de Investimento Imobiliário, Apoio à Decisão Multicritério, Bolsa de Valores, Tomada de Decisão, Método TODIM

Resumen

A expansão crescente dos fundos imobiliários (FIIs) como veículo de investimento é notória e isso tem estimulado investidores a procurarem metodologias efetivas para formação de portfólios sólidos. Essa seleção requer a análise de diferentes critérios e indicadores associados aos FIIs e ainda não há um consenso sobre quais são os critérios de maior importância na escolha de um ativo (Baroni & Bastos, 2018). Sendo assim, a importância relativa entre os critérios e a avaliação das alternativas de investimento frequentemente dependem das percepções e preferências pessoais do investidor. Isso torna cada vez mais necessária a utilização e elaboração de modelos para auxiliar, especialmente, o pequeno investidor, na tomada de decisão em relação à escolha de ativos para uma carteira de investimentos em FIIs. Este trabalho tem a finalidade de analisar ativos para compor um portfólio de investimentos, no total de 21 Fundos de Investimento Imobiliário do ramo de shopping centers. Em primeiro lugar, houve a coleta de informações a partir de uma base de dados em um site de análise, além da busca por informações complementares nos relatórios emitidos pelos próprios gestores dos ativos. Em sequência, empregou-se o método de tomada de decisões denominada TODIM, onde se consideraram 13 critérios quantitativos e se produziu uma classificação dos fundos, revelando que o FII de maior qualidade seria o XPML11 e o de menor seria o BPML11. Assim, este estudo ofereceu suporte ao decisor na seleção do recurso mais vantajoso para o conjunto de investimentos, com base em critérios numéricos.

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Publicado

2024-05-01

Cómo citar

Areia, R. B. . (2024). Aplicação do método TODIM para ordenação de fundos de investimento imobiliário de shoppings em uma carteira de ativos. CAFI, 7(1), 61–84. https://doi.org/10.23925/cafi.71.63560