Metodologias ágeis para a transformação digital no Brasil

uma análise do scrum aplicado ao setor público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v.3.n.6.58498

Palavras-chave:

Metodologia ágil, Transformação Digital, Gerenciamento de projetos, Scrum, Setor público

Resumo

A pesquisa pretende analisar o gerenciamento e execução de projetos por meio da metodologia ágil denominada scrum no processo de transformação digital no setor público. Referida metodologia foi escolhida, dentre as existentes, em razão de ser o framework mais utilizado de acordo com o 15th State of Agile Report. O estudo de metodologias ágeis, alternativas aos modelos tradicionais de cascata, por exemplo, é de grande relevância em um contexto de constante transformação digital, que exige de seus atores maior agilidade, adaptação e uso eficiente de recursos. Nesse sentido, a questão de pesquisa que norteia o trabalho consiste na possibilidade, ou não, de aplicar a referida metodologia para o gerenciamento de projetos no setor público. Caso positivo, faz-se necessário identificar como ocorre essa aplicação e, diante de sua implementação, quais os benefícios verificáveis a partir de sua adoção. Assim, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo, lastreado na revisão bibliográfica, para constatar que o scrum, se empregado adequadamente, representa uma ferramenta que incentiva a transformação digital, bem como promove a resolução de problemas/demandas de maneira mais assertiva. Para tanto, a pesquisa ressalta a necessidade de um gerenciamento ágil de projetos no contexto da transformação digital, bem como esclarece o processo e identifica os atores envolvidos no scrum, aplicado no setor público, além de elucidar a temática por meio de casos de compras públicas cujos requisitos incluíam o emprego de metodologias ágeis.

Biografia do Autor

Ariê Scherreier Ferneda, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional - ADBConst. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Áreas de interesse e pesquisa: Direito Público; Direito Administrativo; Governo Digital; Governança Pública; Gestão.

José Sérgio da Silva Cristóvam, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação

Professor Adjunto de Direito Administrativo (Graduação, Mestrado e Doutorado) da UFSC. Doutor em Direito Administrativo pela UFSC (2014), com estágio de Doutoramento Sanduíche junto à Universidade de Lisboa – Portugal (2012). Mestre em Direito Constitucional pela UFSC (2005). Membro fundador e Diretor Acadêmico do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC). Membro da Rede de Pesquisa em Direito Administrativo Social (REDAS). Coordenador do Grupo de Estudos em Direito Público do CCJ/UFSC (GEDIP/CCJ/UFSC). 

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Publicado

2022-12-19