Análise da liberdade sindical do caput do Art. 8º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
DOI:
https://doi.org/10.23925/ddem.v.2.n.8.62160Palavras-chave:
Liberdade, Sindicato, Liberdade sindical coletiva, Autonomia, ContribuiçãoResumo
O presente estudo, tomando por base o estudo do Prof. João de Lima Teixeira Filho, publicado na obra Comentários à Constituição de 1988 em matéria de direitos sociais trabalhistas, Coordenadores Luciano Martinez e João de Lima Teixeira Filho (arts. 6º a 11): uma homenagem aos 30 anos da Constituição da República e aos 40 anos da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, indaga se o caput do art. 8º da Constituição da República Federativa do Brasil permite concluir pela existência da liberdade sindical. Sem querer esgotar o tema, obviamente, adotando o estudo do Prof. Teixeira Filho, que examina a Liberdade sindical na Constituição Brasileira, a autonomia do sindicato, a liberdade sindical coletiva, a liberdade sindical individual como um guia para a análise da hipótese, ora proposta, que foi objeto de seminário na disciplina Constituição e Relações do Trabalho, neste primeiro semestre de 2022, ministrada pelo Eminente Jurista e Prof. Gilberto Stürmer, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGD-PUCRS). O artigo do Prof. Teixeira Filho, estruturado pela contextualização do tema liberdade, abordando a origem da liberdade sindical para adentrar no exame da liberdade sindical coletiva, bem como a liberdade sindical individual, e ainda permitindo trazer comentários sobre a contribuição sindical e os efeitos que a reforma trabalhista causa e poderá causar ainda mais na atividade sindical, possibilitou uma investigação breve, que se traz a lume neste estudo para finalmente tecer um comentário conclusivo sobre o tema abordado, entendendo que ainda não há em nosso sistema jurídico efetiva liberdade sindical plena.
Referências
ÁLVAREZ, Leonardo. La Función De La Lealtad En El Estado Autonómico. Teoría Y Realidad Constitucional. Ciudad de México: UNAM, n. 22., p. 493-, 2008. Acesso a artigo de revista na base de dados Primo Central Ex Libris por assinatura. Disponível em: https://revistas-colaboracion.juridicas.unam.mx/index.php/teoria-realidad/issue/view/1372. Acesso em: 02/04/2022.
BOBBIO, Norberto. Esquerda e Direta: razoes e significados de uma distinção política. Trad. Marco Aurelio Nogueira. São Paulo: Unesp, 3 ed., 2011
MONTESQUIEU, Charles de Secondat. Baron de. Do espírito das leis. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2010.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria dos Advogados, 10 ed., 2010.
SUPIOT, Alain. Critique du droit du travail. Paris : Universitaires de France, 1994.
TEIXEIRA FILHO, João de Lima. Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: a liberdade sindical e a carta política de 1988. In Comentários à Constituição de 1988 em matéria de direitos sociais trabalhistas, Coordenadores Luciano Martinez e João de Lima Teixeira Filho (arts. 6º a 11): uma homenagem aos 30 anos da Constituição da República e aos 40 anos da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. São Paulo: LTR, 2019, p. 434 a 453.
OBRAS CONSULTADAS
MAIDANA DA SILVA, Carlos Leandro. Da pólis ao debate da política como relação de poder e como política institucional no âmbito do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Monografia apresentado ao Curso de Especialização em Filosofia e Fundamentos Maçônicos da Faculdade Irecê, como requisito de obtenção do Título de Pós-graduação em Filosofia e Fundamentos Maçônicos. Porto Alegre. Set. de 2015.
STF. RE 180745. São Paulo. Primeira Turma. Relator Min. Sepúlveda Pertence. Julgado em 24.03.1998. Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=225529. Acesso em 02/04/2022.
WEIGAND NETO, Rodolfo Carlos. SOUZA, Gleice Domingues. Reforma Trabalhista: impacto no cotidiano das empresas. São Paulo: Trevisan, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos Democráticos & Estado Moderno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista DD&EM - ISSN 2675-7648