NATUREZA E SENSIBILIDADE EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Autores

  • Luciano Silva Façanha Universidade Federal do Maranhão
  • César Henrique de Paula Borralho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v4i1.29688

Palavras-chave:

Natureza. Razão. Sensibilidade.

Resumo

Em Rousseau, acivilização é responsável pela degeneração da moral da natureza humana, suprindo-a pela cultura intelectual. Na contramão dos demais iluministas, tomava o sentimento como manancial e gerência para o conhecimento e a felicidade humana a partir da subjetivação. Para se chegar à verdadeira conquista intelectual, as convenções da razão civilizada deveria dar espaço à natureza humana por meio do sentimento. Os enciclopedistas tomavam a natureza como uma mecânica a ser estudada fora da esfera do sujeito. Em Rousseau, a natureza habita no ser em vida e sentimento e perscruta ressesentimento era a chave para conhecer antes a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia pela PUC/SP. Professor e pesquisador do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Mestrado Interinstitucional de Cultura e Sociedade PGCult da UFMA.

César Henrique de Paula Borralho, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. UFMA (2015). Especialista em Estética (Filosofia da Arte) pela Universidade Federal do Maranhão ? UFMA (2012). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2005).

Downloads

Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos