ABORDAGENS HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DA IDEIA DE NATUREZA NO PENSAMENTO OCIDENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v8i1.49115

Palavras-chave:

Filosofia da natureza, Temática ambiental, Relação sociedade-natureza

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a idéia de natureza no contexto histórico do pensamento ocidental face ao conhecimento ambiental. Evidencia-se, pois, os principais períodos da história da filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea apresentando uma análise a respeito da ideia da natureza de modo a identificar os elementos significativos da “Filosofia da Natureza”. Investigam-se as abordagens que permitem) analisar a relação homem, sociedade e natureza para compreender o conhecimento e o saber ambiental bem como identificar os caminhos epistemológicos que possam contribuir para o debate ambiental nas Universidades.

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Biografia do Autor

Clarides Henrich de Barba, universidade Federal de Rondônia, Departamento de Filosofia

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular? no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. Faz parte do Grupo de Pesquisa CIEPES (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade, localizado na Universidade Federal de Rondônia

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus Rio Claro, Rio Claro, SP, Departamento de Educação

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à L environnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM) - (2010). Professora Livre-Docente em Educação Ambiental pelo Instituto de Biociências, UNESP, da Univ. Estadual Paulista Câmpus de Rio Claro (2018). É professora do Departamento de Educação e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação Ambiental, do Instituto de Biociências UNESP - Univ Estadual Paulista, Câmpus de Rio Claro. Participa da Comissão Organizadora dos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), desde 2001 e do Grupo de Trabalho Educação Ambiental da ANPED (GT22) e é uma das editoras do periódico Pesquisa em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: a temática ambiental e o processo educativo e educação ambiental:concepções e práticas

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos