Imagem e Imaginário no Cinema: perspectivas antropológicas e o resgate da subjetividade

Autores

  • Carlos Eduardo O. P. de Moura FFCLRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v8i2.52127

Palavras-chave:

Cinema, Estética do Movimento, Imaginação-Imaginário, Consciência, Experiência antropológica

Resumo

O Cinema, enquanto linguagem (mediação de símbolos e signos) e afirmando-o como visão de mundo e criação em relação com o espectador (experiência antropológica), será compreendido a partir de uma estética do movimento. Pela inevitável relação espetáculo-espectador a Arte cinematográfica e sua experiência fílmica apresentarão as condições para se pensar uma estética em uma dimensão ontológica: a singularidade na condição de significante imaginário a partir de sua presença no mundo (resgate da coletividade). Para essa análise, a fenomenologia existencial sartreana será de grande valor para estabelecer um diálogo com outros autores (Merleau-Ponty, Jean Mitry, Edgar Morin, Christian METZ) e refletir sobre uma estética do cinema a partir das noções de percepção, consciência, imagem, imaginação e desejo no campo de uma convenção vivida iluminada por uma estética da vida. Por fim, apresentado o Cinema como uma prática profundamente existencial, resgatar-se-á a importância da sensação do coletivo que deriva da Arte cinematográfica e das implicações do espectador na dimensão da responsabilidade e do engajamento do ser no mundo – o Cinema como filosofia da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo O. P. de Moura, FFCLRP/USP

Carlos Eduardo O. P. de Moura - Pós-Doutorando FFCLRP/USP; FAPESP;

Referências

CHNAIDERMAN, Mirian. Ensaios de psicanálise e semiótica. São Paulo: Editora Escuta, 1989.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. In: Ditos e Escritos, III. Organização e seleção de textos de Manuel Barros da Mota; Tradução de Ives Autran Dourado Barbosa. 2ª Ed. RJ: Forense Universitária, 2009.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le cinema et la nouvelle psychologie. In : Sens et non-sens. Paris : Éditions Gallimard, 1996.

METZ, Christian. A significação no cinema. Tradução de Jean-Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 1972.

METZ, Christian. O significante imaginário: Psicanálise e Cinema. Tradução de António Durão. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

MITRY, Jean. Estética y Psicología del cine: 2. Las Formas. Traducción de Mauro Armiño. Madrid: Siglo Veintiuno editores, 1984.

MITRY, Jean. Estética y psicología del cine: 1. Las estructuras. Traducción de René Palácios More. Madrid: Siglo Veintiuno editores, 1996.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de Antropologia. Tradução de António Pedro Vasconcelos. Lisboa: Moraes Editores, 1980.

SARTRE, Jean-Paul. Situations I. Paris: Gallimard, 1947.

SARTRE, Jean-Paul. Dimensión sobre la crítica acerca de La infancia de Iván. In: Situations, VII: Problemas del Marxismo 2. Buenos Aires: Editorial Losada, S.A., 1966.

SARTRE, Jean-Paul. A imaginação. 6 ª ed. São Paulo: DIFEL, 1982.

SARTRE, Jean-Paul. Les Carnets de la Drôle de Guerre: Novembre 1939-Mars 1940. France: Gallimard, 1983a.

SARTRE, Jean-Paul. Cahiers pour une morale. Paris: Gallimard, 1983.

SARTRE, Jean-Paul. Verdade e Existência. Tradução de Marcos Bagno. RJ : Nova Fronteira, 1990.

SARTRE, Jean-Paul. Apologie pour le cinema. Défense et illustration d’un art international. In : Écrits de Jeunesse. Paris : Gallimard, 1990a.

SARTRE, Jean-Paul. O Imaginário: Psicologia fenomenológica da imaginação. Trad. Duda Machado, Sâo Paulo: Ed. Ática, 1996.

SARTRE, Jean-Paul. L'être et le néant: essai d'ontologie phénoménologique.France: Gallimard, 2001.

SARTRE, Jean-Paul. Crítica da Razão Dialética: precedido por Questões de Método. Trad. de Guilherme João de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SARTRE, Jean-Paul. La transcendance de L'Ego: Esquisse d'une description phénoménologique. Paris: VRIN, 2003.

SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Editora Ática, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê