Cuidados paliativos na graduação: um encontro transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v9i1.55088

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Filosofia da Saúde, Educação, Transdisciplinar

Resumo

O presente artigo pretende apresentar os cuidados paliativos do ponto de vista de sua definição e da prática clínica, tendo em vista a atual mudança de perfil de morbimortalidade dos seres humanos com prevalência de doenças crônicas e complexidades médicas, avançando para uma perspectiva transdisciplinar; refletindo  acerca das possíveis contribuições da filosofia da saúde na prática clínica, auxiliando as equipes no cuidado integral dos pacientes e, em seguida, refletir sobre a experiência de ensino em cursos de graduação em Saúde que considera a transdisciplinaridade entre filosofia, saúde e cuidados paliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlota Vitória Blassioli Moraes, EPM/UNIFESP

Médica Pediatra Oncologista e Paliativista – Instituto de Oncologia Pediátrica – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - Universidade Federal de São Paulo - IOP-GRAACC/UNIFESP, São Paulo, Brasil

Viviane Cristina Cândido, EPM/UNIFESP

Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP, São Paulo, Brasil

Simone Brasil de Oliveira Iglesias, EPM/UNIFESP

Médica Pediatra Intensivista, Bioeticista e Paliativista – Professora Afiliada do Departamento de Pediatria – Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP, São Paulo, Brasil

Referências

ALVAREZ, Marta Palayo & Agra Yolanda. Systematic review of educational interventions in palliative care of primary care physicians. Palliative Medicine; vol. 20, n. 7, p. 673-683, 2006. doi: 10.1177/0269216306071794.

ASSIS, Machado de. História de uma lágrima. Jornal das Famílias, Rio de Janeiro,1867. disponível em: [http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17414]. Acesso em: 24 abril.2021.

BAUM, David. ACT - Association for Children with Life-Threatening or Terminal Conditions and Their Families (Organization), Royal College of Paediatrics and Child Health. A guide to the development of children’s palliative care services. Third Edition. England:ACT (Association for Children’s Palliative Care), 2009.

CASSEL EJ. The nature of suffering and goals of medicine. New York: Oxford University Press, 1991.

CONNOR, Stephen. Worldwide Hospice Palliative Care Alliance - WHPCA. Global Athas of Palliative Care, 2nd Edition, WHO: London, UK, 2020. Disponível em: http://www.thewhpca.org/resources/global-atlas-on-end-of-life-care Acesso em: 02 de maio.2021.

COULEHAN, Jack; WILLIAMS, Peter C. Conflicting professional values in medical education. Cambridge Quaterly Healthcare Ethics, vol. 12, n.1, p. 7-20, 2003.

FEUDTNER Chris; CHRISTAKIS, Dimitri A; CONNELL, Frederick A. Pediatric deaths attributable to complex chronic conditions: a population-based study of Washington State, 1980-1997. Pediatrics, vol.106, n.1 Pt 2, p. 205–209, 2000.

FEUDTNER Chris; FEINSTEIN James A.; ZHONG, Wenjun; HALL, Matt; DAI, Dingwei. Pediatric complex chronic conditions classification system version 2: updated for ICD-10 and complex medical technology dependence and transplantation. BMC Pediatrics, vol.14, p. 199, 2014. doi: 10.1186/1471-2431-14-199.

FERREL, Betty, VIRANI, Rose, GRANT, Marcia. Analysis of end-of-life content in nursing textbook. Oncology Nursing Forum, vol.26, n.5, p. 869-876, 1999.

KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

LAGRÉE, Jacqueline. O médico, o doente e o filósofo. trad. Germano Cleto. - Coimbra : Gráfica de Coimbra, D.L. 2003. 227 p. Título original: Le médecin, le malade et le philosophe. ISBN 972-603-296-2.

LAPLANTINE, François. Antropologia da doença. Trad. Valter Lellis Siqueira – 4ª ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

LYNN, Joanne. Perspectives on care at the close of life. Serving patients who may die soon and their families: the role of hospice and other services. JAMA, vol. 285, n. 7, p. 925-932, 2001. doi:10.1001/jama.285.7.925

MONTAIGNE, Michel de. Ensaios: Que filosofar é aprender a morrer e outros ensaios. Trad. Julia da Rosa Simões. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017a.

MONTAIGNE, Michel de. Carta sobre a morte de um amigo. Disponível em: [https://chaodafeira.com/catalogo/caderno72/], 2017b. Acesso em: 24 abril.2021.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

PAUL, Patrick. Saúde e transdisciplinaridade: a importância da subjetividade nos cuidados médicos. Trad. Marly Segreto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

REGO, Sérgio; GOMES, Andréia Patrícia; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Bioética e Humanização como Temas Transversais na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 32, n. 4, p. 482-491, 2008. doi: 10.1590/S0100-55022008000400011

SHAW, Elizabeth Ann; MARSHALL, Denise; HOWARD, Michelle; TANIGUCHI, Alan; WINEMAKER, Samantha; BURNS Sheri. A systematic review of postgraduate palliative care curricula. Journal of Palliative Medicine, vol. 13, n. 9, p. 1091-1108, 2010. doi: 10.1089/jpm.2010.0034

SMITH, Barbara Herrnstein. Crença e resistência: a dinâmica da controvérsia intelectual contemporânea. Trad. Maria Elisa Marchini Sayeg. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de. (Orgs.). Educação e Transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002. Disponível em: [https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-26998/educacao-e-transdisciplinaridade-ii]. Acesso em: 13 nov. 2020.

TATE, Tyler; PEARLMAN, Robert. What We Mean When We Talk About Suffering—and Why Eric Cassell Should Not Have the Last Word. Perspectives in Biology and Medicine, vol. 62, n. 1, p.95-110, 2019. (Article) Published by Johns Hopkins University Press. Disponível em: [https://www.ohsu.edu/sites/default/files/2019-05/Sufferfing%20T.%20Tate.pdf] Acesso em: 02 de maio.2021.

TOGETHER FOR SHORT LIVES. Children’s palliative care definitions. [https://www.togetherforshortlives.org.uk/get-support/supporting-you/family-resources/childrens-palliative-care-definitions/]. Acesso em: 02 de maio. 2021.

TWYCROSS, Robert; WILCOCK Andrew. Scope of Palliative Care in Introducing Palliative Care, 5ed, United Kingdon: palliativedrugs.com, 2016, p 1-11.

WOLFE, Joanne; HINDS, Pamela; SOURKES, Barbara. Textbook of interdisciplinary pediatric palliative care. First Edition. Philadelphia: Elsevier/Saunders, 2011.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO | Palliative care is an essential part of cancer control. World Heath Organization Geneva 2014. Disponível em: [https://www.who.int/cancer/palliative/en/] Acesso em: 02 de maio.2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO | National cancer control program. Policies and a management guidelines. World Heath Organization Geneva 2002. Disponível em: [https://www.who.int/cancer/publications/nccp2002/en/] Acesso em: 02 de maio.2021

Downloads

Publicado

2021-07-23

Edição

Seção

Artigos