Ética e Validez Universal: Kant e Habermas

Auteurs

  • Luciano Façanha Universidade Federal do Maranhão
  • Zilmara de Jesus Viana de Carvalho Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI :

https://doi.org/10.23925/poliética.v3i1.24021

Mots-clés :

Kant, Ética, universalidade, Habermas, Intersubjetividade

Résumé

O artigo examina a justificação kantiana para a universalidade da lei moral, justificação esta fundada na subjetividade, isto é, num sujeito tomado como universal, bem como a crítica habermasiana a forma de legitimar essa universalidade, uma vez que ele propõe, em contrapartida, uma ética do discurso, cuja validez universal da norma é buscada não na consciência individual, mas no reconhecimento desta por todos os concernidos, portanto, através de um entendimento intersubjetivo. Objetiva-se também apontar algumas fragilidades presentes nas duas concepções.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luciano Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia pela PUC/SP. Professor e pesquisador do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Mestrado Interinstitucional de Cultura e Sociedade PGCult da UFMA.

Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (1993). Professora DE, Adjunto III, do Depto. de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em cultura e sociedade da UFMA - PGCult/UFMA. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Kant (GEPI-Kant), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: iluminismo, ética e filosofia política, filosofia da religião e filosofia da história.

Téléchargements

Publiée

2015-11-03

Numéro

Rubrique

Artigos