Mito e filosofia como pontos de partida para a discussão acerca da morte

Autori

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v9i2.56835

Abstract

Este artigo pretende trazer uma reflexão sobre o tema da morte na interlocução entre mitologia e filosofia, visitando alguns autores em ambos os campos de saber para discutir este tema sempre tão incômodo, no entanto, essencial. A mitologia está imiscuída na filosofia. Ao transpor a discussão do mítico para o plano filosófico, destitui-se o elemento de fabulação adotando a alegoria como forma de abordar a verdade pressentida no mito. Partindo desta premissa, procuramos entrelaçar o mito de Hades às reflexões sobre a morte e o morrer na concepção filosófica, buscando entrever a possibilidade e a especificidade de uma filosofia da saúde.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Teresa Mendonça de Barros, UNIFESP

Mestra em Ensino em Ciências da Saúde pelo CEDESS / UNIFESP, São Paulo, Brasil. Graduação em Letras. Atua na área de saúde mental, com ênfase em Psicanálise com enfoque winnicottiano. Desenvolve atividades na clínica há 18 anos, como uma das coordenadoras do Grupo Vida (grupo terapêutico de orientação psicanalítica que desenvolve atividades com pacientes psicóticos). É professora de mitos e de psicanálise no Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas há 14 anos. Participa do CeHFi (Centro de História e Filosofia) da Universidade Federal de São Paulo há 5 anos, atuando em humanização em saúde e como pesquisadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Nádia Vitorino Vieira, UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo -Unifesp/Campus Baixada Santista, mestra em Filosofia, graduada em Psicologia e Filosofia. Psicóloga, técnica em assuntos educacionais e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestra em Educação, graduada em Filosofia e Pedagogia. Docente adjunto e pesquisadora em Filosofia da Saúde – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde UNIFESP / CNPq, São Paulo, Brasil.

Pubblicato

2021-12-17

Fascicolo

Sezione

Artigos