A Teoria do Intelecto segundo Al-Farabi. Teologia e Filosofia no Mundo Árabe Latino Medieval

Autores

  • Jakob Hans Josef Schneider Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.23925/poliética.v3i2.26446

Resumo

O tratado De intellectu et intellecto de al-Farabi desempenha na Idade Média Latina um papel importante na área de uma teoria do intelecto e consequentemente do conhecimento. Essa teoria se reúne com uma visão metafísica a partir do intelecto humano até à inteligência prima, ou seja, divina. Na tese crítica de Egídio Romano dirigindo-se contra um ‘averroismo latino’ segundo o qual filosofia eteologia se excluem reside o grande conflito entre a filosofia árabe e sua recepção na Idade Latina Ocidental e Oriental. Tomás de Aquino conseguiu uma sínteseteológica; os intelectuais do mundo árabe não. Eu gostaria de contribuir com alguns itens acerca dessa discussão com uma análise do De intellectu et intellectode Al-Farabi e seu De scientiis que culmina na tese polémico de que o verdadeiro sábio, quer dizer, o verdadeiro companheiro do ser humano é o filósofo; isso é aconcepção do De intellectu et intellecto. Esta concepção, por causa da fraquezada razão humana, é substancializada e individualizada na concepção do homoperfectus et subtilis que é personalizado na personagem do Imam que conhece as leis religiosas e políticas do mundo pagã e religioso. E isso é a concepção do Descientiis.

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Publicado

2015-12-27

Edição

Seção

Artigos