Correlação clínico-radiológica dos nódulos de Heberden e Bouchard em Pacientes com osteoartrose de mãos
Resumo
Resumo: A osteoartrose (OA) é uma doença degenerativa das articulações sinoviais com degradação e perda da cartilagem articular. É a mais prevalente das doenças reumáticas articulares1. Este trabalho pretende correlacionar os achados clínicos da presença dos nódulos de Heberden e Bouchard, com os achados radiológicos encontrados nas articulações das mãos nos pacientes com osteoartrose, que estejam em acompanhamento e tratamento no Ambulatório de Reumatologia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
Objetivos: Verificar se há ou não correlação entre os achados clínicos dos nódulos de Heberden e Bouchard, com a imagem radiológica das articulações de pacientes com osteoartrose de mãos.
Casuística e Métodos: Foram estudados e avaliados 13 pacientes com diagnósticos de osteoartrose de mãos segundo critérios do Colégio Americano de Reumatologia (ACR)2, e com retorno dos exames radiológicos propostos pelo trabalho.
Resultados encontrados: Nos 13 pacientes estudados neste trabalho foram avaliadas 234 articulações, sendo encontrados nódulos em 184 articulações e 50 sem a presença de nódulos. Sendo que destas 184, em 81 articulações havia concordância do exame clínico com o exame radiológico.
Em conclusão das 234 articulações estudadas, 184 ou 78% apresentavam nódulos, das 184 articulações, 81 ou 44% apresentavam alteração radiológica. A alteração radiológica mais prevalente do estudo foi a redução do espaço subcondral associada à esclerose subcondral representando 51,8% das alterações radiológicas de todo o trabalho. Está claramente demonstrado pelos nossos resultados haver uma associação entre o achado clínico de nódulos de Heberden ou Bouchard e alterações radiológicas em pacientes com osteoartrose de mãos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.