Mortalidade feminina durante o período reprodutivo no Conjunto Hospitalar de Sorocaba - resultados gerais
Palavras-chave:
mortalidade, mortalidade materna, causas de morte, distribuição por idadeResumo
Objetivos: estudar as principais causas dos óbitos de mulheres em idade reprodutiva, ocorridos no CHS, importante centro hospitalar terciário. Métodos: estudo observacional retrospectivo dos prontuários médicos de mulheres, de 10 a 49 anos de idade, internadas no CHS, que faleceram de janeiro/2001 a dezembro/2006. As variáveis estudadas foram: faixa etária, tempo de internação hospitalar, atendimento direto (primário) ou indireto (secundário), cidade de procedência, tipo de tratamento (clínico ou cirúrgico), estado geral à internação hospitalar (bom, regular ou mau). Estudaram-se histórias ginecológica e gestacional, a causa básica do óbito e doenças associadas. Resultados: o número de óbitos femininos foi se elevando anualmente, atingindo a 475 óbitos, provindo em 2/3 de cidades circunvizinhas, em maior proporção para casos clínicos (361/475). Eram pacientes em 2/3 dos casos em precárias condições gerais de sobrevida à internação hospitalar. Os resultados revelam como esperado que a mortalidade aumenta com a idade das pacientes, tendo causas principais: cardiovasculares (22,35%), neoplasias malignas (18,64%), doenças infecciosas (17,63%), causas externas (16,38%) e elevada mortalidade materna (6,32%). Conclusão: grande parte dos óbitos tem solução complexa, os programas de saúde destinados à mulher, ainda, são deficitários merecendo revisões coordenadas e funcionais, cujos custos, de longe, representam quase nada, se comparados com as perdas pessoal, social e econômica da família. Auxílio: PIBIC-CEPE
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.