Características da população que usa benzodiazepínicos em unidade básica de saúde da Vila Barão de Sorocaba
Palavras-chave:
benzodiazepinas, medicamentos sob prescrição, atenção primária à saúdeResumo
Introdução: benzodiazepínicos são medicamentos psicotrópicos de prescrição restrita utilizados para crises agudas de ansiedade, insônia e convulsões. Sua utilização é muitas vezes inadequada. Objetivos: identificar o perfil do usuário de benzodiazepínicos na atenção primária e a razão de sua utilização. Métodos: foram entrevistados todos os pacientes maiores de idade em uma UBS de Sorocaba, em 2008. Resultados: a taxa de utilização foi de 13,79% da população. Não foi analisável diferença entre homens e mulheres pela quantidade pequena de homens na amostra, contudo, foi observável que o medicamento é mais utilizado por mulheres de maior idade e baixa escolaridade, sem relação significativa com estado civil ou renda. Os principais motivos de prescrição foram ansiedade e insônia, com tempo elevado de duração (mais de 36 meses), por médicos em maioria não especialistas na área. Conclusão: os autores acreditam que isso se deva a uma característica do atendimento primário de um bairro periférico. Estudo financiado pelo CEPE.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.