Carcinoma verrucoso de pênis
Palavras-chave:
neoplasias penianas, carcinoma verrucoso, procedimentos cirúrgicos reconstrutivosResumo
O carcinoma verrucoso é uma variante menos agressiva do carcinoma de pênis que raramente apresenta metástase linfonodal. Neste tipo de tumor, o tratamento cirúrgico constitui a principal forma de controle da doença. O objetivo do trabalho é relatar um caso de carcinoma verrucoso de pênis que foi submetido a tratamento operatório através de penectomia total em um paciente com 44 anos apresentando lesão ulcerada em região dorsal de pênis. Progrediu o quadro com infecção local e linfadenomegalia inguinal bilateral. Biópsia com diagnóstico de carcinoma verrucoso de pênis. Foi indicado penectomia para o paciente. Apesar de o carcinoma verrucoso ser menos invasivo, foi optado por penectomia total com implante da uretra no períneo. Isto se deu por conta da grande extensão do tumor que comprometia todo o órgão. Apesar de boa diferenciação do tumor, a realização de penectomia total foi necessária no caso em questão pelo grande acometimento da lesão. O esvaziamento ganglionar também não foi realizado e sua necessidade para esses casos não é comprovada. O tratamento com antibióticos é obrigatório e geralmente melhora a adenopatia regional como no caso acima descrito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.