A educação em saúde e o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 em uma unidade de família

Autores

  • Jéssica Santos de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.
  • Janie Maria de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-4840.2018v20i1a4

Palavras-chave:

diabetes mellitus tipo 2, saúde da família, educação em saúde, equipe interdisciplinar de saúde.

Resumo

Introdução: Considerado um problema de saúde pública de grande onerosidade social e econômica, o Diabetes mellitus tipo 2 é uma doença tratável e, suas complicações podem ser prevenidas por meio da educação em saúde associada a abordagem multiprofissional na atenção básica. Objetivos: investigar os fatores que interferem na adesão ao tratamento do Diabetes mellitus tipo 2 e avaliar a eficácia de uma intervenção educativa. Material e métodos: estudo exploratório, longitudinal de abordagem quanti-qualitativa. Foi realizada uma intervenção composta de consultas compartilhadas e grupos educativos na Unidade de Saúde da Família Cajuru, Sorocaba/SP, de junho a outubro/2016. A amostra correspondeu a 12 indivíduos adultos acometidos por Diabetes mellitus tipo 2. Os dados quantitativos foram analisados por Estatística Descritiva e os dados qualitativos foram avaliados por Análise de Conteúdo. Resultados/discussão: A maioria dos participantes apresentou sobrepeso e obesidade, as comorbidades mais frequentes foram hipertensão arterial e a dislipidemia e, os fatores de risco prevalecem à obesidade e tabagismo. Dentre as razões que interferem negativamente na adesão terapêutica do DM2 evidenciam-se falta de orientação nutricional adequada e comunicação reduzida entre profissional e paciente. Conclusão: As consultas compartilhadas e o grupo educativo criaram um espaço, entre profissional e paciente, para o compartilhamento informacional. Além disso, 41% dos participantes reduziram seus índices glicêmicos durante o estudo e os relatos dos participantes evidenciaram que a relação de respeito e confiança foi aperfeiçoada, contribuindo de forma efetiva e consciente em seu tratamento.

 

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Biografia do Autor

Jéssica Santos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Enfermeira graduada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto -FAMERP (2011-2014). Residente em Estrategia Saúde da Família pela PUC/SP, campus Sorocaba (2015-2016). Atualmente, realiza pesquisa sobre educação em saúde e equipe multiprofissional para o atendimento de diabeticos na atenção básica. 

Janie Maria de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) – Sorocaba (SP), Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação de Ciências pela Universidade de Sorocaba e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é assistente DOUTOR da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

1.
Almeida JS de, Almeida JM de. A educação em saúde e o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 em uma unidade de família. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba [Internet]. 27º de abril de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];20(1):13-7. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/31638

Edição

Seção

Artigo Original