Abscesso em parede uterina na incisão de cesárea prévia durante a gestação: relato de caso
Palavras-chave:
abscesso, cesárea, período pós-operatório, infecção, gravidezResumo
A infecção da cicatriz uterina após uma cesariana é um evento raro, porém está associada com a elevação da morbidade materna. A histerectomia tem sido sugerida como a opção mais segura para o tratamento deste tipo de lesão. Apresenta-se o caso de uma mulher com um abscesso volumoso presente na borda inferior de cicatriz prévia por cesariana há quatro anos. A paciente era assintomática e o conteúdo purulento foi descoberto somente durante a abertura da cavidade no parto. Ultrassonografias realizadas durante o pré-natal não mostraram alterações. O parto ocorreu via alta e não foi necessária a realização de histerectomia. Trabalho realizado no Hospital Santa Lucinda, Sorocaba/SP, Brasil.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.