Tromboembolismo pulmonar crônico: papel da angiotomografia
Palavras-chave:
embolia pulmonar, doenças crônicas, tomografia computadorizada espiralResumo
Hipertensão pulmonar por tromboembolismo pulmonar (TEP) crônico é freqüentemente subdiagnosticada e tem prognóstico sombrio se não tratada adequadamente. Quando a presença de trombo arterial é confirmada, tromboendarterectomia é o tratamento de escolha, com resultados favoráveis. Relatamos caso de paciente masculino, 52 anos, com dispnéia aos esforços havia quatro meses, sem quadro clínico agudo de TEP ou de TVP. O ecocardiograma mostrava hipertensão pulmonar moderada e angiotomografia de tórax revelou êmbolos em artérias pulmonares direita e esquerda, artérias lobares e segmentares, bilateralmente. Cortes tomográficos em membros inferiores revelaram trombo em veia poplítea direita. Outros casos de trombose de membros inferiores na família sugerem a possibilidade de trombofilia. Paciente foi tratado com warfarina com sucesso e dois meses após, o ecocardiograma e a angiotomografia estavam normais e não foi necessário indicar tromboendarterectomia.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.