Tornar-se residente aprendendo a ser adulto: necessidades na formação médica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2019v21i4a5Palavras-chave:
internato e residência, educação médica, capacitação profissional, corpo clínico hospitalar, identificação (psicologia)Resumo
Objetivo: Este estudo se propõe a analisar motivações, aprendizagens, sentimentos e necessidades dos médicos residentes de Clínica Médica que atuam em um hospital municipal. Métodos: Trata-se de um estudo de fundo qualitativo, que tem como propósito avaliar, apreciar e estimar os propósitos, objetivos e planos dos médicos que optam por essa especialização por meio da análise de seus discursos. Resultados: Apesar da extensa formação médica, os médicos residentes não se sentem seguros em ter a responsabilização de situações relativas às moléstias e enfermidades dos pacientes, tendo de traçar condutas e atitudes sem a segurança devida para a sua realização. Eles se referem a um estado de não finalização, de não preparação, de pouca capacidade de realização de suas atividades e de inefetividade em suas ações de interpretação dos achados, diagnóstico, tratamento e abordagem. Utilizam a residência médica como ferramenta para superação e enfrentamento, traçando alternativas para expansão dos limites. Conclusões: Refletir acerca dessas necessidades e motivações permite desenvolver e conhecer estratégias para melhor entendimento e desenvolvimento das questões a respeito da residência médica e sobre a formação em Medicina no Brasil.
Downloads
Metrics
Referências
Vasconcelos MFF, Nicolotti CA, Silva JF, Pereira SMLR. In-between policies (CEH – Continuing Education in Health and NHP - Humanization National Policy): towards a way to educate in/for the Brazilian National Health System (SUS). Interface (Botucatu). 2016;20(59):981-91. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0707
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3ª ed. São Paulo: Hucitec; 2004.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes; 1977.
Tavares FM. As contribuições da medicina psicossomática à formação médica. Rev Bras Educ Méd. 2005;29(1):64-9.
Belarmino LNM, Martins MF, Franco MCA. Aspirações médicas: análise dos alunos do internato das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Rev Bras Educ Méd. 2016;40(4):685-93. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01682015
Ceccim RB. Educação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2005;10(4):975-86. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000400020
Coimbra IB. Avaliação dos fatores psicossociais, estratégias de “coping” e síndrome de “Burnout” na residência médica [dissertação]. Campinas: Unicamp; 2017.
Maslow AH. Motivation and personality. 2ª ed. Nova York: Harper & Row; 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.