Possibilidade de transmissão do TRYPANOSOMA CRUZI através de transferência de tecido renal em modelo murino
Palavras-chave:
Doença de Chagas, Trypanosoma cruzi, rim, camundongosResumo
A Doença de Chagas, cujo agente etiológico é o protozoário Trypanosoma cruzi, é uma das endemias de maior importância no continente americano. Esta infecção pode levar a diversos distúrbios orgânicos nos seres humanos, o que leva à necessidade de diversos cuidados do ponto de vista médico-assistencial. O propósito deste estudo foi avaliar a possibilidade de transmissão do Trypanosoma cruzi através da transferência de tecido renal entre camundongos BALB/c. Para tanto, 20 animais com testes sorológicos e histológicos positivos para a presença do protozoário foram sacrificados, seus órgãos (coração e rim) foram removidos e foi produzido um macerado a partir destes. Este macerado foi injetado em dois grupos (controle/coração e experimental/rim), cada um com 15 camundongos. Cada um dos grupos foi dividido em três subgrupos: animais imunossuprimidos com ciclosporina ou hidrocortisona e animais que não receberam imunossupressores. Ao fim de dois meses após a inoculação do macerado, os animais foram sacrificados e submetidos a teste sorológico. Foi observada uma alta taxa de mortalidade dos animais inoculados com 100.000 formas de parasitas da cepa Y; assim como se pode estabelecer uma relação inversa quanto à cronicidade e o número de formas inoculadas. Também se constatou após sorologia, a presença de anticorpos contra Trypanosoma cruzi nos imunossuprimidos que receberam macerado de tecido cardíaco e renal de animais previamente contaminados com o parasito.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.