Avaliação do estilo de vida e o impacto da pandemia da COVID-19 em estudantes de medicina e enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2020v22i3a7Palavras-chave:
Estilo de vida, Isolamento Social, pandemias, estudantesResumo
Introdução: O estilo de vida afeta diretamente a qualidade de vida de um indivíduo e, posteriormente, sua saúde. No ano de 2020 a sociedade enfrentou uma pandemia que causou impactos financeiros e de saúde em seu contexto físico e emocional. Objetivos: Analisar os impactos causados no estilo de vida de estudantes de Medicina e Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e verificar os efeitos do método de ensino-aprendizagem por atividades remotas. Métodos: Trata-se de estudo quantitativo, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio da ferramenta Google Forms, a amostra foi constituída de 45 estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da instituição acima mencionada, e o questionário aplicado, intitulado “Estilo de vida fantástico”, tinha por objetivo de mensurar os principais elementos que caracterizam o estilo de vida adequado para a saúde. O método utilizado para a análise descritiva das variáveis foram as medidas de frequência absoluta e relativa. Resultados: Grande parte dos estudantes apresentou um estilo de vida consideravelmente bom de acordo com os parâmetros do instrumento aplicado, e as atividades remotas tiveram interferências de internet, de modo que houve dificuldades para o aproveitamento. Em relação ao índice de massa corpórea, os resultados mostraram que há um número considerável de estudantes em sobrepeso e obesidade. Conclusão: Espera-se que ocorram conscientização e reflexão acerca do estilo de vida e das alterações decorridas no período de isolamento social, reforçando que a qualidade de vida deve ser prioridade para pessoas que se preparam para cuidar de outras pessoas.
Downloads
Metrics
Referências
Silva MLT, Frassão CHTM, Candido SS, Bachur CK. Avaliação do estilo de vida em docentes da área da saúde. Rev Soc Cardiol Estado São Paulo. 2018;27(3):118-23. http://dx.doi.org/10.29381/0103- 8559/20172703S118-23
Brito BJQ, Gordia AP, Quadros TMB. Estilo de vida de estudantes universitários: estudo de acompanhamento durante os dois primeiros anos do curso de graduação. Medicina (Ribeirão Preto). 2016;49(4):293-302. https:// doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p293-302
Bührer BE, Tomiyoshi AC, Furtado MD, Nishida FS. Análise da qualidade e estilo de vida entre acadêmicos de medicina de uma instituição do norte do Paraná. Rev Bras Educ Med. 2019;43(1):39-46. https://doi. org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20170143
Carvalho ALDS, Valente GSC. O estilo de vida dos estudantes de enfermagem pelo mundo. Enferm Bras. 2019;18(5):691. https://doi.org/10.33233/ eb.v18i5.2753
Diniz TMM. Estilo de vida, qualidade de vida e consumo alimentar de docentes do ensino superior [dissertação]. Coimbra: Escola Superior de Tecnologia da Saúde; 2018.
Pereira ÉF, Teixeira CS, Santos A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2012;26(2):241-50. https://doi.org/10.1590/ S1807-55092012000200007
Minayo MCS, Hartz ZMA, Buss PM. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciênc Saúde Coletiva. 2000;5(1):7-18. https://doi.org/10.1590/ S1413-81232000000100002 8. Malta DC, Szwarcwald CL, Barros MBA, Gomes CS, Machado ÍE, Souza Júnior PRB, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol Serv Saúde. 2020;29(4):e2020407. https:// doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026
Silva LLS, Lima AFR, Polli DA, Razia PFS, Pavão LFA, Hollanda Cavalcanti MAF, et al. Medidas de distanciamento social para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: caracterização e análise epidemiológica por estado. Cad Saúde Pública. 2020;36(9):1-15. http:// dx.doi.org/10.1590/0102-311X00185020
Beatriz S, Crepaldi MA, Bolze SDA, Neiva-Silva L, Demenech LM. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud Psicol. 2020;37:e200063. https:// doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063
Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud Psicol. 2020;37:e200067. https://doi. org/10.1590/1982-0275202037e200067
Padovani RC, Neufeld CB, Maltoni J, Barbosa LNF, Souza WF, Cavalcanti HAF, et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos de estudante universitário. Rev Bras Ter Cogn. 2014;10(1):2-10. https://doi. org/10.5935/1808-5687.20140002
Añez CRR, Reis RS, Petroski EL. Versão Brasileira do questionário “Estilo de vida fantástico”: Tradução e validação para adultos jovens. Arq Bras Cardiol. 2008;91(2):102-9. https://doi.org/10.1590/S0066- 782X2008001400006
Pitanga FJG, Beck CC, Pitanga CPS. Atividade física e redução do comportamento sedentário durante a pandemia do coronavírus. Arq Bras Cardiol. 2020;11:1058-60. https://doi.org/10.36660/ abc.2020023
Costa CLA, Costa TM, Barbosa Filho VC, Bandeira PFR, Siqueira RCL. Influência do distanciamento social no nível de atividade física durante a pandemia do COVID-19. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2020;25:1-6. https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0123
Ferreira MJ, Irigoyen MC, Consolim-Colombo F, Saraiva JFK, De Angelis K. Vida fisicamente ativa como medida de enfrentamento ao COVID-19. Arq Bras Cardiol. 2020;114(4):601-2. https://doi.org/10.36660/ abc.20200235
Barbosa BCR, Guimarães NS, Paula W, Meireles AL. Práticas alimentares de estudantes universitários da área da saúde, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. DEMETRA Aliment Nutr Saúde. 2020;15:e45855. https://doi. org/10.12957/demetra.2020.45855
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 4ª ed. São Paulo: ABESO; 2016.
Martins VH, Belfort LM, Melo DE, Rocha TA, Alencar AC, Dutra LF, et al. Perfil antropométrico e estilo de vida em estudantes de enfermagem. Rev Enferm UFPE Online. 2019;13:e239237. https://doi. org/10.5205/1981-8963.2019.239237
Silva JA, Santos RC. Reações psicológicas e cognitivas à Covid-19. Rev Obs. 2020;6(2):a3pt. https://doi. org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a3pt
Vieira KM, Postiglioni GF, Donaduzzi G, Porto CS, Klein LL. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD Foco. 2020;10(3):e1147. https://doi. org/10.18264/eadf.v10i3.1147
Silva RM, Lopes LFD, Costa ALS, Silva GAV, Silva GSA, Guido LDA. Perfil de estudantes de enfermagem com personalidade hardiness ou síndrome de Burnout. Rev Enferm UFPE Online. 2017;11(4):1606-15. https://doi.org/10.5205/reuol.10438-93070-1- RV.1104sup201701
Prado MSFM, Norte NM, Carvalho IGM, Sousa IF, Almeida RJ. Avaliação da Síndrome de Burnout entre estudantes do último ano de um curso de medicina do Brasil. Arq Ciênc Saúde. 2019;26(1):41. https://doi. org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1207
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.