Tratamento cirúrgico da doença do refluxo gastroesofágico (drge): análise crítica
Palavras-chave:
refluxo gastroesofágico, hérnia hiatal, procedimentos cirúrgicos do sistema digestórioResumo
A importância da Doença do Refluxo Gastroesofágico fica evidente pela alta prevalência na população ocidental e por corresponder a 75% das doenças do esôfago. Sua história natural determina alterações funcionais e estruturais ao esôfago que podem ser irreversíveis, levando a uma piora na qualidade de vida e mesmo ao adenocarcinoma. O tratamento cirúrgico desta afecção é apenas uma das formas terapêuticas e sua indicação deve obedecer a critérios bem estabelecidos assim como ser adequado à fase evolutiva da mesma. O advento da cirurgia laparoscópica determinou um importante aumento na escolha deste procedimento, com resultados que dependem, também, de detalhes de técnica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.