Tutor efetivo na aprendizagem baseada em problemas
o que dizem os estudantes de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-4840.2025v27a11Palavras-chave:
Estudantes de Medicina, Mentores, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
Objetivo: analisar as características que influenciam na efetividade do tutor em aprendizado baseado em problemas (ABP) sob a ótica de estudantes de um curso de Medicina que utiliza metodologias ativas. Metodologia: caracterizou-se como um estudo quanti e qualitativo, com aplicação de questionários baseados em domínios relacionados à aptidão de um tutor efetivo, são esses: competência em conteúdo, congruência social e cognitiva. A amostra da pesquisa foi composta por 157 estudantes da segunda fase em diante do curso. O trabalho foi realizado a partir da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 4.793.638. Resultados: entre estudantes submetidos ao questionário, 98,7% consideram que demonstrar estudo e conhecimento é fundamental para atingir o domínio de conteúdo. Ademais, no domínio de congruência social destaca-se a interação entre os membros da sessão tutorial e a capacidade de proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado. Mais de 80% dos estudantes consideram que a congruência cognitiva deve englobar o estímulo à discussão e a mobilização do raciocínio clínico. Conclusões: as características que se sobressaem para os estudantes de Medicina em relação à efetividade do tutor são associadas ao domínio de competência em conteúdo e congruência cognitiva.
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