A dor que não se vê: depressão em endoscopia digestiva alta
Palavras-chave:
dor, depressãoResumo
As relações entre emoções e o aparelho digestivo são conhecidas desde os primórdios. Alguns autores afirmam que o tubo digestivo é o sistema orgânico através do qual os sentimentos se expressam mais comumente e que os distúrbios gastrintestinais constituem, com as cefaléias, as doenças psicossomáticas mais freqüentes em medicina. A depressão representa um dos transtornos psiquiátricos de maior prevalência, estimando-se que até 6% da população geral seja acometida por ela. Estima-se que 15% da população apresentará sintomatologia depressiva em algum momento da vida. Durante experiências profissionais, percebeu-se um grande índice de indivíduos afetados por distúrbios gastrintestinais, muitos deles com transtornos depressivos concomitantes.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.