Granuloma anular localizado
Abstract
Introdução: O granuloma anular é uma doença de pele benigna, autolimitada e de etiologia desconhecida, que provoca o surgimento de pequenas lesões elevadas, caracterizadas por pápulas dérmicas necrobióticas, que muitas vezes estão dispostas em anel ou de forma aleatória. Localizam-se preferencialmente na face anterior das extremidades, embora possam acometer qualquer local do corpo. Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, 70 anos, apresentava lesões anulares com bordas elevadas e ausência de prurido e descamação em braço esquerdo há 60 dias. Apresentando também hipertensão arterial. A hipótese diagnóstica foi de Granuloma Anular, confirmado com o resultado da biópsia. Como conduta, foi prescrito corticoide tópico de alta potência, com melhora do quadro em 1 mês. Discussão: O granuloma anular trata-se de uma reação granulomatosa crônica na ausência de um agente infeccioso identificável e pode existir de forma localizada, generalizada, subcutâneas e perfurante. Ainda que sua causa não esteja bem esclarecida, há possíveis correlações com estímulos físicos, químicos, infecciosos e com algumas doenças sistêmicas. O Granuloma Anular localizado classicamente se apresenta de forma assintomática com placas de cor semelhante a pele ou de forma eritematosa, sendo anular ou arciforme com borda firme e centro vazio. As lesões são menores que 5cm, e normalmente se localizam no pulso, tornozelos, dorsal de solas e palmas. Aproximadamente metade dos pacientes apresenta mais que uma lesão. O tratamento nem sempre é necessário, como nos casos localizados e assintomáticos. O granuloma anular pode regredir espontaneamente em alguns meses a dois anos ou mais, dependendo da extensão do quadro. Em algumas pessoas a doença pode persistir por vários anos. O tratamento é feito com corticosteróides intra-lesionais ou ainda, por terapias tópicas, fototerápicas e medicamentos sistêmicos. Conclusão: O diagnóstico precoce de granuloma anular é importante afim de se tranquilizar o paciente quanto a sua benignidade e introduzir o tratamento prontamente quando necessário.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.