Expressão de C-KIT como fator prognóstico para pacientes com câncer de mama triplo-negativos
Keywords:
c-KIT, câncer de mama, triplo-negativo, prognósticoAbstract
Introdução: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente do mundo, só perdendo para o câncer de pulmão. O mau prognóstico do câncer de mama está muito associado aos subtipos moleculares que ele apresenta. Os tumores triplo-negativos, são uma classe muito peculiar, por serem de um pior prognóstico e não apresentarem drogas específicas para tratamento. Outro receptor estudado atualmente é o c-KIT, um receptor de membrana tipo tirosina-kinase. Atualmente, estuda-se a expressão do c-KIT como um fator independente de pior prognóstico nos tumores de mama, o que justifica as pesquisas sobre a prevalência de sua expressão, que confirmem esse pior prognóstico. Fármacos que inibidores de tirosina-kinase, relevam a importância dessa relação para futuros tratamentos. Metodologia: é uma análise imunohistoquímica para procura da expressão de c-KIT em biópsias de triplo-negativo e, concomitantemente, avaliação de prontuários desses pacientes em busca de piores prognósticos da doença. Resultados: Foram analisados 9.975 registros entre 2011 e 2012, encontrou-se uma prevalência de triplo-negativos de 15,8%. Observamos a expressão de c-kit em 33% das amostras, sendo os maiores graus de expressão associados aos maiores estádios da doença. Conclusão: Assim como o ki-67, vimos que os maiores níveis de expressão esteve presente em altos graus de estadiamento. A expressão dos receptores pode ser utilizada como marcador de prognóstico.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.