Qualificação da assistência ao parto normal em primíparas
Keywords:
assistência ao parto, parto normal, primíparas, índice de BolognaAbstract
Introdução: A assistência ao parto garante mulheres e recém-nascidos sadios, com o mínimo de intervenções possíveis, seguindo os preceitos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Portanto, é importante a avaliação dos serviços obstétricos, para melhorar as condições dos serviços obstétricos. Objetivo: Avaliar a qualidade assistencial aos partos normais em primíparas, atendidas em hospital universitário de assistência secundária. Metodologia:Foram estudadas 100 parturientes primíparas de parto normal e avaliadas as qualidades das práticas obstétricas, segundo as categorizações da Organização Mundial de Saúde, através de entrevistas, análise de prontuários e cálculo do índice de Bologna. Resultados: O índice de Bologna apresentou valor médio de 1,95. Encontrou-se 85,0% de presença de familiares durante o parto, 36,0% de contato pele a pele dasparturientes com seus recém-nascidos e 8,0% de partos em posição não supina, partograma utilizado em apenas 62,0% e nem sempre preenchido de forma correta e completa, alto (94,0%) número de episiotomias realizadas e outras intervençõesA frequência das avaliações do trabalho de parto ocorreu na maioria das vezes a cada duas horas. Conclusões:Observaram-se práticas inadequadas de assistência, elevado não cumprimento de práticas eficazes e obrigatórias e baixo índice de Bologna.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.