Paciente com variante da síndrome de Dandy Walker
Abstract
O quadro que seria conhecido atualmente como Síndrome de Dandy Walker, foi caracterizada por um conjunto de sinais derivados de alterações na embriogênese, principalmente no que tange a gênese do sistema nervoso central. A patogenia é classificada majoritariamente em três formas, sendo a mais comum a variante de Dandy Walker. Tem-se por objetivo, o relato do caso de um paciente masculino, 3 meses de idade, portador da Variante da Síndrome de Dandy Walker. O paciente apresentava ao exame físico geral e específico dos sistemas: macrocefalia, hidrocele, apêndices em mãos e pés, microgenitália, hérnia inguinal. Em relação ao acometimento cardíaco, havia dilatação ventricular esquerda, bulhas hipofonéticas e sopros holossistólicos. Na ressonância magnética foi observada ausência de vermis cerebelar e aumento anormal do quarto ventrículo. Método: as informações foram obtidas mediante revisão de prontuário, exames de imagem e levantamento para estudo de literatura específica referente ao caso. Considerações finais e relevância: o caso relatado e o estudo das referências apontam a caracterização do paciente na variante de Dandy Walker, tendo em consideração seu fenótipo variável. Malformações devem ser pesquisadas intra e extracranianas através de pesquisa clínica e radiológica, de forma a minimizar as taxas de mortalidade em recém-nascidos portadores da síndrome.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.