Ação das estatinas no tecido ósseo
Keywords:
tecido ósseo, estatinas, osteogêneseAbstract
O tecido ósseo tem a capacidade de se reparar sem deixar cicatriz após umainjúria ou remoção cirúrgica. Contudo, diante de grandes defeitos ósseos, hánecessidade de enxertos para repor a estrutura perdida1. Nestes podem seradicionados fatores de crescimento ou fármacos de liberação gradual para quehaja uma melhora no processo regenerativo. As estatinas, drogas utilizadaspara a redução de taxas elevadas de colesterol, têm ação no tecido ósseoatravés da estimulação da proteína óssea morfogenética BMP-2, que estáenvolvida na diferenciação de células mesenquimais em células do tecidoósseo2. Desta forma, tem sido relatada a capacidade das estatinas deintensificar a reabsorção de materiais sintéticos, aprimorar o crescimentoósseo, inibir a diferenciação de pré-osteoclastos em osteoclastos e inibir aapoptose dos osteoblastos3. Inúmeros estudos realizados com essa classe defármacos mostram sua influência na formação óssea e sugerem que suautilização seja algo promissor no campo da engenharia tecidual com apossibilidade de auxiliar na reparação de grandes defeitos ósseos4,5. Opresente trabalho é uma atualização sobre o mecanismo de ação dessa drogano tecido ósseo através de uma revisão atualizada sobre o assunto. Noentanto, devido a existência de pesquisas que negam tais efeitos benéficos,mais estudos devem ser realizados para elucidar a questão6.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.