Sangramento vaginal na infância
Palabras clave:
sangramento vaginal, criança, pré-pubere, endocerviciteResumen
Introdução: A endocervicite é uma doença rara em meninas pré púberes, sendo necessário diferenciar de outras patologias mais comuns que cursam com quadro de sangramento vaginal. Objetivos: Informar ao pediatra que apesar de rara, a endocervicite crônica pode ser causa de sangramento vaginal na infância, sendo simples o tratamento. Metodologia: Diagnosticada através da clínica com auxílio de exames, excluindo diagnósticos diferenciais, e confirmada com anatomopatológico. Resultados/Relato de caso: M.M.O.L., 4 anos e 6 meses, feminino e branca vem encaminhada ao CHS no dia 11 de Julho de 2017 com queixa de sangramento vaginal há 5 dias. No início de pequeno volume (gotas e pequenos coágulos) e evoluiu com aumento no volume, cor vermelho rubro e coágulos grandes. Foi realizado na origem exames laboratoriais e USG pélvico, sem alterações. Mãe refere ter tido episódio semelhante em Agosto do ano passado, porém em menor volume que cessou espontaneamente após 2 dias. Na ocasião foram feitos exames hormonais sem alterações. USG pélvico com útero e ovário com dimensões infantis. Foi admitida em bom estado geral, descorada +/4+. Exame físico sem alterações, exceto por dor à palpação profunda de baixo ventre. Vagina com hímen integro, M1G1. A paciente evoluiu após uma semana com quadro de febre, cefaleia, recusa alimentar e sangramento fétido. Foi solicitado vaginoscopia, com achado histopatológico de endocervicite crônica. Foi prescrito Ampicilina + Sulbactam, evoluindo com melhora do quadro e cessando o sangramento após 2 dias. Conclusões: Apesar de raro, crianças também podem apresentar endocervicite crônica regredindo com uso de antibiótico.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.