Prevalência do câncer de pulmão em pacientes atendidos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Palabras clave:
câncer de pulmão, prevalência, tipo histológico, idade, sexoResumen
Nos dias de hoje, estima-se que mais de um bilhão de pessoas sejam fumantes e esse número duplicará até 2030, segundo projeções internacionais. Trata-se de uma condição alarmante que contribui para a ocorrência do câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Do ponto de vista anatomopatológico, o câncer de pulmão é classificado em dois tipos principais: pequenas células e não-pequenas células. O tumor de nãopequenas células corresponde a um grupo heterogêneo composto de três tipos histológicos principais e distintos: carcinoma epidermóide, adenocarcinoma e carcinoma de grandes células, ocorrendo em cerca de 75% dos pacientes diagnosticados com câncer de pulmão. O projeto baseia-se na determinação da prevalência do câncer de pulmão em pacientes atendidos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. A pesquisa foi realizada no laboratório de patologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUCSP, campus Sorocaba/SP, sendo analisados livros de biópsias. Foram analisadas cerca de 6000 amostras dos anos de 2015 e 2016, dessas 182 eram biópsias de pulmão das quais 39 eram relativos a câncer de pulmão, sendo 17 do sexo masculino e 22 do feminino. Entre as 39 pessoas diagnosticados com câncer pulmonar, 8 apresentavam o tipo histológico de pequenas células, 9 adenocarcinoma, 11 carcinoma de células escamosas (epidermóide), 2 de carcinoma de grandes células, 5 não foram classificados e 4 apresentavam outro tipo histológico. Com relação a faixa etária das 39 biópsias com neoplasias pulmonares, 3 apresentavam menos de 50 anos; 5 tinham entre 50 e 59 anos; 22 tinham entre 60 e 69 anos; 5 entre 70 e 79 anos; 2 apresentavam mais de 79 anos; e 2 não tinham registro de idade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.