Sazonalidade e prevalência de fungos anemófilos em ambiente hospitalar no Sul do Rio Grande do Sul, Brasil
Palabras clave:
fungos, fungos mitospóricos, esporos fúngicos, prevalência, estações do ano, hospitaisResumen
O ar atmosférico é o meio de dispersão mais utilizado e bem sucedido dos fungos. O objetivo deste estudo foi reconhecer a diversidade taxonômica de fungos anemófilos em ambiente hospitalar. Foram coletadas amostras do ar do hospital conforme as estações do ano num total de 104 amostras, entre maio de 2006 a junho de 2007. A técnica Settle Plate foi utilizada e a identificação dos fungos foi feita através da macro e micromorfologia. O cálculo das prevalências e o teste do x2 foram utilizados. Os gêneros encontrados foram: Cladosporium, Aspergillus, Alternaria, Penicillium e Rhodotorula, além de fungos não- esporulados. Na distribuição sazonal dos gêneros durante o inverno, leveduras dos gêneros Candida e Rhodotorula tiveram uma maior prevalência. Na primavera, Alternaria e Acremonium obtiveram a sua maior prevalência e no verão Helminthosporium e Torula. Cladosporium foi mais prevalente nas estações da primavera e do verão e Aspergillus foi o mais prevalente no outono e no verão. Quanto aos gêneros fúngicos por tipo de ambiente, as amostras oriundas dos Expurgos, Oficinas, ambientes confinados, Salas de Preparo de Materiais, de Procedimentos e o Centro de Materiais e Esterilização foram os locais com maior ocorrência. As Unidades de Internação e o Ambulatório foram os locais com o mais alto índice de diversidade fúngica. Os gêneros Mucor e Rhizopus apresentaram uma correlação para o tipo de ambiente hospitalar. O estudo realizado constitui-se de um resultado inédito no que diz respeito ao conhecimento da micobiota anemófila em ambiente hospitalar neste município.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.