Trauma cardíaco penetrante – relato de caso
Palabras clave:
Trauma, Emergência, Lesão cardíaca, EsternotomiaResumen
Introdução: O trauma cardíaco penetrante (TCP), embora raro, é uma condição grave e potencialmente letal. Estudos mostram que 60 a 80% dessas vítimas evoluem a óbito no local do acidente ou no trajeto para a unidade de emergência (UE). Ferimentos na área de Ziegler exigem maior atenção em função do risco de lesão cardíaca (LC). Objetivo: Relatar o caso de ferimento por arma branca (FAB) em zona de Ziedler com lesão transfixante de artéria descendente anterior (ADA). Método: Observação clínica e cirúrgica, registro de imagem e revisão da literatura. Relato de caso: Paciente masculino, 23 anos, admitido na UE 4 horas após sofrer FAB em 5o intercosto com linha hemiclavicular esquerda. Sedado, com intubação orotraqueal e ventilação mecânica, murmúrio vesicular presente à direita e diminuído em hemitórax esquerdo (com drenagem de 800 mL de sangue), choque hipovolêmico grau III, bulhas cardíacas abafadas e turgência jugular. Após janela pericárdica positiva optou-se por esternotomia, evidenciando perfuração de 0,5cm em septo interventricular com sangramento ativo da região distal da ADA. Foi realizada sutura simples da LC. No pós-operatório (PO) imediato, o eletrocardiograma apresentou supradesnivelamento do segmento ST nas derivações V2, V3 e V4 e troponina positiva que, ao longo dos dias, apresentaram normalidade, recebendo alta hospitalar no 6o dia PO. Conclusões: Os TCP ainda são um desafio para os cirurgiões. Ferimentos na área de Ziedler devem pressupor LC já que alguns pacientes são inicialmente assintomáticos, exigindo para seu diagnóstico alto índice de suspeita.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores no momento da submissão transferem os direitos autorais, assim, os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista.
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, esta licença permite o livre acesso imediato ao trabalho e que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreando-os para indexação, passá-los como dados para o software, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.